Dia 09 de janeiro de 2023
EVANGELHO
Depois de ser batizado, Jesus viu o
Espírito de Deus pousando sobre ele.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 3,13-17:
Naquele tempo,
13
Jesus veio da Galileia para o rio Jordão,
a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele.
14
Mas João protestou, dizendo:
“Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
15
Jesus, porém, respondeu-lhe:
“Por enquanto deixa como está,
porque nós devemos cumprir toda a justiça!”
E João concordou.
16
Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água.
Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus,
descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.
17
E do céu veio uma voz que dizia:
“Este é o meu Filho amado,
no qual eu pus o meu agrado”.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
São Gregório de Nazianzo (330-390)
bispo, doutor da Igreja
Sermão 39, 14-16,20 ; PG 36, col. 350-354
Descemos com Cristo para nos reerguermos com Ele, cheios de luz
Não posso conter a minha alegria, o meu espírito exulta e salta de gozo. Quase me sinto movido pelo mesmo ardor de João a anunciar a boa nova. É verdade que não sou o Precursor, mas venho do deserto como ele. Cristo foi iluminado, resplandeçamos com Ele. Cristo foi batizado, desçamos com Ele para com Ele podermos voltar a erguer-nos. João batiza e Jesus avança, para santificar o Batista. Ele vem mergulhar o velho Adão por completo nas águas e, antes disso – e para isso -, santificar as águas do Jordão. O Batista recusa e Jesus insiste.
A lamparina diz ao Céu, a voz diz ao Verbo, o amigo diz ao Esposo: «Eu é que preciso de ser batizado por Ti»; e Jesus responde: «Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça». Jesus entra nas águas levando o mundo consigo, e elevando-o quando sai, e vê o Céu aberto, esse Céu que Adão tinha fechado para si e para os seus, esse paraíso que estava como que selado por uma espada de fogo. E o Espírito dá testemunho da sua divindade, acorrendo ao seu semelhante, ao mesmo tempo que uma voz desce do Céu, pois foi do Céu que veio Aquele a quem está a ser prestada homenagem.
Hoje, celebrando o batismo do Senhor com grande alegria, purifiquemo-nos. Não há coisa mais agradável a Deus que a salvação dos homens e a sua conversão, que é o ponto alto dos ensinamentos e dos mistérios. Assim será se fordes uma luz no mundo, uma força vital para todos os homens, e pequenas luzinhas em volta de Cristo, que é a grande Luz, refletindo na vossa face o seu esplendor celeste.
INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE CONFIADA À REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO PARA O MÊS DE JANEIRO DE 2023:
PELOS EDUCADORES
Rezemos para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando em particular os jovens mais vulneráveis.