Bom dia! Evangelho de 07 de dezembro de 2022: «Vinde a Mim» – Papa Francisco Encíclica «Lumen fidei / A luz da fé», §18 (trad. © Libreria Editrice Vaticana)

 

Crédito: Liturgia Diária
Crédito: Liturgia Diária

 

Dia 07 de dezembro de 2022
Quarta-feira da 2a. Semana de Advento 

 

EVANGELHO
Vinde a mim todos vós que estais cansados.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,28-30:

 

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse:
28
“Vinde a mim todos vós que estais cansados
e fatigados sob o peso dos vossos fardos,
e eu vos darei descanso.
29
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso.
30
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Palavra da Salvação

 

.
Comentário do dia
Papa Francisco
Encíclica «Lumen fidei / A luz da fé», §18 (trad. © Libreria Editrice Vaticana)

«Vinde a Mim»

A plenitude a que Jesus leva a fé possui outro aspeto decisivo: na fé, Cristo não é apenas Aquele em quem acreditamos, a maior manifestação do amor de Deus, mas é também Aquele a quem nos unimos para poder acreditar. A fé não se limita a olhar para Jesus, olha também a partir da perspectiva de Jesus e com os seus olhos: é uma participação no seu modo de ver. Em muitos âmbitos da vida, fiamo-nos noutras pessoas que conhecem as coisas melhor do que nós: temos confiança no arquiteto que constrói a nossa casa, no farmacêutico que nos fornece o remédio para a cura, no advogado que nos defende no tribunal. Também precisamos de alguém que seja fiável e perito nas coisas de Deus; e Jesus, seu Filho, apresenta-Se como Aquele que nos explica Deus (cf Jo 1,18). A vida de Cristo, a sua maneira de conhecer o Pai e de viver totalmente em relação com Ele, abre um espaço novo à experiência humana, um espaço onde nós podemos entrar.

São João exprimiu a importância que a relação pessoal com Jesus tem para a nossa fé através de vários usos do verbo «crer». Juntamente com o «crer que» é verdade o que Jesus nos diz (cfJo 14,10; 20,31), João usa mais duas expressões: «crer a (sinónimo de dar crédito a)» Jesus e «crer em» Jesus. «Cremos a» Jesus, quando aceitamos a sua palavra, o seu testemunho, porque ele é verdadeiro (cf Jo 6, 30). «Cremos em» Jesus, quando O acolhemos pessoalmente na nossa vida e nos confiamos a Ele, aderindo a Ele no amor e seguindo-O pelo caminho (cf Jo 2,11; 6,47; 12,44).

Para nos permitir conhecê-lo, acolhê-lo e segui-lo, o Filho de Deus assumiu a nossa carne; assim, a sua visão do Pai deu-se também de forma humana, através de um caminho […] no tempo. […] A fé no Filho de Deus feito homem em Jesus de Nazaré não nos separa da realidade; antes, permite-nos individuar o seu significado mais profundo, descobrir como Deus ama este mundo e o orienta sem cessar para Si; e isto leva o cristão a comprometer-se, a viver de modo ainda mais intenso o seu caminho na Terra.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.