Bom dia! Evangelho de 05 de outubro de 2022: «Estava Jesus em oração em certo lugar» – São João Damasceno (c. 675-749) monge, teólogo, doutor da Igreja Homilia sobre a Transfiguração, 10; PG 96, 545

Crédito: Canção Nova
Crédito: Canção Nova

 

Dia 05 de outubro de 2022
Terça-feira da 27a Semana do Tempo Comum 
Cor litúrgica: Verde

 

EVANGELHO
Senhor, ensina-nos a rezar.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11,1-4:
1
Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar.
Quando terminou,
um de seus discípulos pediu-lhe:
“Senhor, ensina-nos a rezar,
como também João ensinou a seus discípulos”.
2
Jesus respondeu:
“Quando rezardes, dizei:
‘Pai, santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino.
3
Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,
4
e perdoa-nos os nossos pecados,
pois nós também perdoamos
a todos os nossos devedores;
e não nos deixes cair em tentação’ “.
Palavra da Salvação.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
© Todos os direitos reservados.

 

Comentário do dia 
São João Damasceno (c. 675-749)
monge, teólogo, doutor da Igreja
Homilia sobre a Transfiguração, 10; PG 96, 545

«Estava Jesus em oração em certo lugar»

 

Jesus «orava a sós» (Lc 9,18). A fonte da oração reside no silêncio da paz interior; é aí que se manifesta a glória de Deus (cf Lc 9,29). Porque, quando cerramos os olhos e os ouvidos e nos encontramos no nosso interior, na presença de Deus, quando nos libertamos da agitação do mundo exterior e nos encontramos dentro de nós próprios, então vemos claramente na nossa alma o Reino de Deus.

Porque o Reino dos Céus ou, se preferirmos, o Reino de Deus, está em nós próprios: é Jesus Nosso Senhor quem no-lo diz (cf Lc 17,21). No entanto, os crentes e o Senhor oram de maneira diferente. Os servos, com efeito, aproximam-se do Senhor na oração com um temor misturado de desejo, e a oração torna-se para eles viagem para Deus e para a união com Ele, alimentando-os com a sua própria substância e fortalecendo-os.

Mas como orará Cristo, cuja alma santa está unida ao Verbo de Deus? Como Se apresentará o Mestre em oração, como assumirá Ele a atitude de quem pede? Mas fá-lo; e fá-lo porque, tendo revestido a nossa natureza, nos quer instruir e mostrar o caminho que, pela oração, nos faz elevar até Deus. Ele quer ensinar-nos que a oração alberga no seu seio a glória de Deus.

Por uma Igreja aberta a todos
Rezemos para que a Igreja, fiel ao Evangelho e corajosa no anúncio, seja um lugar de solidariedade, de fraternidade e de acolhimento, vivendo cada vez mais a sinodalidade.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.