Bom dia! Evangelho de 04 de julho de 2022: «Vem impor a mão sobre ela e viverá» – Santo Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Sermões sobre o Evangelho de João, n.° 49, 1-2

Crédito: CEBI
Crédito: CEBI

 

Dia 5 de julho de 2022
Segunda-feira da 14ª Semana do Tempo Comum
Cor litúrgica: verde

 

EVANGELHO
Minha filha acaba de morrer.
Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,18-26:
18
Enquanto Jesus estava falando,
um chefe aproximou-se,
inclinou-se profundamente diante dele,
e disse:
“Minha filha acaba de morrer.
Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
19
Jesus levantou-se e o seguiu,
junto com os seus discípulos.
20
Nisto, uma mulher que
sofria de hemorragia, há doze anos,
veio por trás dele e tocou a barra do seu manto.
21
Ela pensava consigo:
“Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele,
ficarei curada”.
22
Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse:
“Coragem, filha! A tua fé te salvou”.
E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23
Chegando à casa do chefe,
Jesus viu os tocadores de flauta
e a multidão alvoroçada,
24
e disse:
“Retirai-vos,
porque a menina não morreu, mas está dormindo”.
E começaram a caçoar dele.
25
Quando a multidão foi afastada,
Jesus entrou, tomou a menina pela mão,
e ela se levantou.
26
Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.
Palavra da Salvação.
(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

 

Comentário do dias 

Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermões sobre o Evangelho de João, n.° 49, 1-2

«Vem impor a mão sobre ela e viverá»

 

«Porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a sua voz» (Jo 5,28). […] No Evangelho, vemos três mortos ressuscitados por Nosso Senhor, porque as ações do Senhor não são apenas factos mas também sinais. […] Ficamos surpreendidos com a narração da ressurreição de Lázaro (Jo 11); mas, se fixarmos a nossa atenção noutras obras de Cristo, bem mais admiráveis, veremos que todos os homens que creem, ressuscitam.

E, se quisermos refletir seriamente, compreenderemos que há mortes muito mais terríveis e que quem peca, morre. Toda a gente teme a morte do corpo; mas receia muito pouco a morte da alma. […] O homem faz tudo para escapar à morte que não pode evitar; mas este mesmo homem, que é chamado a viver eternamente, nada faz para evitar o pecado. […] Oh, se pudéssemos despertar os homens da sua apatia, e despertarmos nós próprios, para amarmos a vida eterna com o mesmo ardor com que amamos esta vida fugitiva! […]

Se dissermos a um homem que atravesse os mares para evitar a morte, ele hesita? Se lhe dissermos que tome os maiores cuidados para não morrer, fica de braços cruzados? Eis que Deus nos pede coisas mais leves para obtermos a vida eterna e nós recusamo-nos a obedecer. […] Se Nosso Senhor, pela sua grande graça e a sua grande misericórdia, ressuscita as nossas almas para as salvar da morte eterna, temos boas razões para ver nos três mortos cujo corpo Ele ressuscitou o símbolo e a prefiguração da ressurreição das almas operada pela fé.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de julho, rezemos pelos idosos – Vídeo do Papa
Rezemos pelos idosos, que representam as raízes e a memória de um povo, para que a sua experiência e a sua sabedoria ajudem os mais jovens a olhar o futuro com esperança e responsabilidade.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.