Bom dia! Evangelho de 03 de janeiro de 2022: «Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele» – Orígenes (c. 185-253) presbítero, teólogo Homilias sobre Isaías, n.º 3, 1-2

 

Crédito: Canção Nova - Formação
Crédito: Canção Nova – Formação

Segunda-feira depois da Epifania do Natal
3 de Janeiro de 2022
Cor: Branco

Evangelho – Mt 4,12-17.23-25
O Reino dos Céus está próximo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 4,12-17.23-25:
Naquele tempo:
12 Ao saber que João tinha sido preso,
Jesus voltou para a Galiléia.
13 Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum,
que fica às margens do mar da Galiléia,
14 no território de Zabulon e Neftali,
para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:
15 ‘Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar,
região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos!
16 O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz;
e para os que viviam na região escura da morte
brilhou uma luz.’
17 Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo:
‘Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.’
23 Jesus andava por toda a Galiléia,
ensinando em suas sinagogas,
pregando o Evangelho do Reino
e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
24 E sua fama espalhou-se por toda a Síria.
Levavam-lhe todos os doentes,
que sofriam diversas enfermidades e tormentos:
endemoninhados, epiléticos e paralíticos.
E Jesus os curava.
25 Numerosas multidões o seguiam,
vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia,
e da região além do Jordão.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

Orígenes (c. 185-253)
presbítero, teólogo
Homilias sobre Isaías, n.º 3, 1-2

«Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele»

 

Jesus é Aquele que saiu do tronco de Jessé segundo a carne, o nascido da descendência de David segundo a carne e estabelecido no seu poder de Filho de Deus segundo o Espírito que santifica (cf Is 11,1; Rom 1,3-4). Sim, Ele é o ramo saído do tronco de Jessé», mas não é um ramo, pois é «o primogénito de toda a criação» (Col 1,15); Ele não é apenas um ramo, mas é Deus, é o Verbo que estava com Deus e o Verbo que era Deus (cf Jo 1,1); Aquele que nasceu segundo a carne é uma vara saída do tronco de Jessé, e um rebento que brotou das suas raízes. […] «Sobre ele repousará o Espírito do Senhor: Espírito de sabedoria e de entendimento» (Is 11,2). O Espírito de sabedoria não repousou sobre Moisés, nem sobre Josué, nem sobre nenhum dos profetas, nem sobre Isaías, nem sobre Jeremias. […] Ele veio sobre Moisés, mas, depois desta visita do Espírito de sabedoria, Moisés perdeu a fé: «Ouvi, rebeldes» disse, «acaso faremos brotar água deste rochedo?» (Nm 20,10). Veio sobre todos os justos e sobre Isaías, mas o que disse este último?: «Sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros» (Is 6,5). […] O Espírito pode vir sobre os homens, mas não pode permanecer, porque todo o homem peca e não há neste mundo nenhum justo que faça o bem sem nunca cair: «Ninguém está limpo de mancha» (Jb 14,4). […] O Espírito veio sobre muitos, mas não repousou sobre nenhum deles: «O meu Espírito, diz o Senhor, não permanecerá indefinidamente no homem» (Gn 6,3). […] João Batista viu um homem, um só, sobre o qual o Espírito poisou, e este era o sinal que Deus lhe havia dado: «Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer […] é o Filho de Deus».

 

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de janeiro, rezemos na seguinte intenção:

Educar para a fraternidade
Rezemos para que todas as pessoas que sofrem discriminações e perseguições religiosas encontrem nas sociedades onde vivem o reconhecimento dos próprios direitos e da dignidade que nasce de ser irmãos.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.