Boa tarde! Evangelho de 20 de dezembro de 2021: «Eis a escrava do Senhor» – Beato Maria Eugénio do Menino Jesus (1894-1967) carmelita, fundador de Notre Dame de Vie O dom de si

Crédito: Opus Dei
Crédito: Opus Dei

Últimos dias antes do Natal – 20 de dezembro do Advento
20 de Dezembro de 2021
Cor: Roxo

Evangelho – Lc 1,26-38
Eis que conceberás e darás à luz um filho.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38:
Naquele tempo:
26 O anjo Gabriel foi enviado por Deus
a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem, prometida em casamento
a um homem chamado José.
Ele era descendente de Davi
e o nome da virgem era Maria
28 O anjo entrou onde ela estava e disse:
‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’
29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a
pensar qual seria o significado da saudação.
30 O anjo, então, disse-lhe:
‘Não tenhas medo, Maria,
porque encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,
e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim’.
34 Maria perguntou ao anjo:
‘Como acontecerá isso,
se eu não conheço homem algum?’
35 O anjo respondeu:
‘O Espírito virá sobre ti,
e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.
Por isso, o menino que vai nascer
será chamado Santo, Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta,
concebeu um filho na velhice.
Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril,
37 porque para Deus nada é impossível’.
38 Maria, então, disse:
‘Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!’
E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Beato Maria Eugénio do Menino Jesus (1894-1967)
carmelita, fundador de Notre Dame de Vie
O dom de si

«Eis a escrava do Senhor»

 

O oferecimento de si deve elevar-se da alma em todo o momento, como expressão mais perfeita do amor e provocação contínua à misericórdia divina; por ele, a alma respira e aspira o amor, purifica-se e une-se ao seu Deus. […] A Virgem Maria, cumulada de graças pelo Espírito Santo, perdida na luz simples de Deus, tinha empenhado todas as suas energias na realização da vontade divina. E eis que o arcanjo São Gabriel lhe aparece e a saúda. A Virgem fica um instante perturbada com tal presença e louvor, mas o seu apurado sentido espiritual reconhece prontamente a qualidade sobrenatural do mensageiro. […]

Maria compreendeu: o que o anjo está a propor-lhe é mesmo que seja a Mãe do Messias. Nunca lhe teria ocorrido tal coisa, porque não sabe quem é: a simplicidade da sua graça oculta-lhe a imensidão da mesma. Maria apenas conhece a Deus e a vontade de Deus. Diante da perspectiva que subitamente se abre na sua frente, só faz uma pergunta, preocupada com a sua virgindade: «Como será isto, se eu não conheço homem?». Descansada com a resposta do anjo: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra», sem hesitar, sem pedir uns dias para pensar, para se aconselhar, ou sequer uns instantes para se preparar, a Virgem Maria dá, por si mesma e por toda a humanidade, a sua adesão ao mais sublime e mais terrível dos contratos: a união, no seu seio, da humanidade à divindade, ao Calvário e ao mistério da Igreja.

E o Verbo fez-Se carne graças ao Fiat da Virgem, cuja alma dócil tinha sido preparada desde há muito por uma disposição completa e indeterminada de oferecimento de si. Também na nossa alma o dom de si gera empreendimentos divinos, preparando-nos para o mesmo Fiat fecundo.

Com o Papa e toda a Igreja, rezemos, neste mês de dezembro:

Intenção pela evangelização – Os catequistas
Rezemos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que sejam testemunhas da Palavra com coragem e criatividade na força do Espírito Santo.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.