«Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa» – Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897) carmelita, doutora da Igreja Carta 137

3ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum
19 de Novembro de 2019
Verm. 3ª-feira. Ss. Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, PresbsMts, memória. Ofício da memória. Missa pr.: Pf. comum ou dos Mártires.
Cor: Verde

Evangelho – Lc 19,1-10
O Filho do Homem veio procurar
e salvar o que estava perdido.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 19,1-10:
Naquele tempo:
1 Jesus tinha entrado em Jericó
e estava atravessando a cidade.
2 Havia ali um homem chamado Zaqueu,
que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.
3 Zaqueu procurava ver quem era Jesus,
mas não conseguia, por causa da multidão,
pois era muito baixo.
4 Então ele correu à frente
e subiu numa figueira para ver Jesus,
que devia passar por ali.
5 Quando Jesus chegou ao lugar,
olhou para cima e disse:
‘Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.’
6 Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.
7 Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo:
‘Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!’
8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor:
‘Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres,
e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.’
9 Jesus lhe disse:
‘Hoje a salvação entrou nesta casa,
porque também este homem é um filho de Abraão.
10 Com efeito, o Filho do Homem
veio procurar e salvar o que estava perdido.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897)
carmelita, doutora da Igreja
Carta 137

«Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa»

Celina, que mistério é a nossa grandeza em Jesus. […] Eis o que Jesus nos mostrou ao fazer-nos subir à árvore simbólica de que há pouco falei. E agora, que ciência irá ensinar-nos? Não nos ensinou já tudo? […] Ouçamos o que nos diz: «Descei depressa, que Eu hoje devo ficar em vossa casa». Olha! Jesus manda-nos descer. […] Mas até onde desceremos? Celina, tu sabe-lo melhor do que eu, todavia deixa-me dizer para onde devemos agora seguir Jesus. Naquele tempo, os judeus perguntaram ao nosso Divino Salvador: «Mestre, onde moras?» e Ele respondeu-lhes: «As raposas têm as suas tocas, as aves do céu os seus ninhos, e Eu não tenho onde descansar a cabeça». Eis até onde devemos descer para podermos servir de morada a Jesus: sermos tão pobres que não tenhamos onde descansar a cabeça. Vê, minha Celina querida, o que Jesus fez na minha alma durante o retiro. […] Compreendes que se trata do interior. […]

O que Jesus deseja é que O recebamos no nosso coração. Certamente que ele já eestá vazio de criaturas, mas infelizmente, sinto que o meu não está completamente vazio de mim e é por isso que Jesus me ordena que desça. Ele, o Rei dos reis, humilhou-Se de tal maneira que o seu rosto ficou oculto e ninguém O reconhecia; também eu desejo ocultar o meu rosto, desejo que só o meu bem-amado possa vê-lo, que seja Ele o único a contar-me as lágrimas, que ao menos no meu coração Ele possa repousar a sua cabeça querida, sentindo que aí é conhecido e compreendido!

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de novembro rezemos na seguinte intenção:
Universal: Para que no Próximo Oriente, no qual diversas tradições religiosas partilham o mesmo espaço de vida, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.