«Sendo filhos da ressurreição, são filhos de Deus» – Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo

Tags

Sede bondosos e compassivos, uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo” (Ef 4,32) – Palavra de Jesus, proposta neste mês pelo Movimento dos focolares como programa de vivência para todos – Ajude-nos para isso o comentário no link: http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=6412&cod_002=5

Dia 25 de novembro de 2013 – Segunda-feira da 34ª semana do Tempo Comum

Na Diocese de Blumenau, Triênio Missionário – Ano da Missão com a Juventude

Evangelho segundo S. Lucas 21,1-4:

Naquele tempo, Jesus levantou os olhos e viu os ricos depoistarem no cofre do tesouro as suas ofertas.
Viu também uma viúva pobre depositar lá duas moedinhas
e disse: «Em verdade vos digo que esta viúva pobre ofereceu mais do que todos os outros;
pois eles depositaram no tesouro do que lhes sobejava, enquanto ela, da sua indigência, deu tudo o que tinha para viver.»

   Comentário do dia
 Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
Comentário à Epístola aos Romanos 4,7; PG 14, 985

«Sendo filhos da ressurreição, são filhos de Deus»

No último dia, a morte será vencida. Depois do suplício da Cruz, a Ressurreição de Cristo contém misteriosamente a ressurreição de todo o Corpo de Cristo; e assim como este foi crucificado, posto no túmulo e de seguida ressuscitado, assim também todo o Corpo dos santos de Cristo foi crucificado com Ele e já não vive em si próprio. Desse modo, quando sobrevier a ressurreição do verdadeiro Corpo de Cristo, do seu Corpo total, então os membros de Cristo, atualmente autênticos ossos ressequidos, reunir-se-ão juntura por juntura (Ez 37,1ss), encontrando cada um o seu lugar próprio, «até que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao homem adulto, à medida completa da plenitude de Cristo» (Ef 4,13). Então a multidão dos membros constituirá um só Corpo, porque todos pertencem ao mesmo Corpo (Rm 12,4).

 Neste mês, com o Papa e toda a Igreja, rezemos nas seguintes intenções:

Geral: Para que os sacerdotes que experimentam dificuldades sejam confortados em seus sofrimentos, sustentados em suas dúvidas e confirmados em sua fidelidade.
Missionária: Para que as Igrejas da América Latina, como fruto da missão continental, enviem missionários a outras Igrejas.

Leia também...