Semana de Oração pela Unidade cristã tem celebração ecumênica de abertura em Blumenau

Tags

DSCN0434No dia 04 de maio de 2016, às 19h30, pastores, padres, dom Rafael Biernaski, bispo de Blumenau, a Comunidade Paroquial Santa Terezinha (bairro Escola Agrícola, Blumenau) e membros de Igrejas-irmãs reuniram-se na Igreja Matriz Santa Terezinha e celebraram o culto ecumênico de abertura da Semana de Oração pela unidade cristã (SOUC) 2016. Inicia-se a Semana no dia 8 de maio, estendendo-se até o seguinte dia 15, solenidade de Pentecostes.

Abre-se, assim, oficialmente, esse tempo antes do início dos oito dias de oração conjunta pela unidade, com o propósito de reservar a Semana para celebrações nas comunidades da região.

Sob o tema “Chamados e chamadas a proclamar os altos feitos do Senhor” (1Pe 2.9), celebrantes e comunidade reunida vivenciaram a fraternidade cristã que o sacramento do Batismo fundamenta para formar um só povo guiado pelo mesmo Senhor. Essa perspectiva de caminhada ecumênica foi proposta das Igrejas Católica Apostólicalogo_souc_definitiva Romana, Luterana, Ortodoxa e Batista da Letonia. Este país, na metade do século XX, sofreu grande perseguição religiosa por parte dos czares russos que queriam impor a religião oficial do estado. O resultado foi uma enorme migração de pessoas de diversas crenças, por isso perseguidas: católicos, luteranos, muçulmanos, judeus.

Hoje, naquele país, a realidade é diferente. Oportuniza-se a convivência respeitosa e pacífica entre as religiões e culturas diferentes. Tanto que, lá, se produziu o material motivador da Semana de Oração pela Unidade Cristã deste ano de 2016.

No roteiro da celebração na Escola Agrícola, Pastor Alan Sharle Schultz fez a homilia. Valorizou a iniciativa da celebração conjunta entre as diversas Igrejas como testemunho da busca da reconciliação recomendada pelo Senhor. Convidou a renovar nossa mesma fé no Deus triúno que, através de seus fiéis, realiza suas maravilhas de vida, paz e fraternidade, mesmo em contextos desafiadores, como este, de divisões políticas e corrupção, ora nos atingindo em nosso país.

Encerrou-se a celebração com a bênção e o envio, proferidos pelos concelebrantes, e o convite a estar juntos novamente, na próxima quarta-feira, 11 , às 19h30, na igreja Martin Luther, bairro Itoupava Seca, Blumenau, para outro culto ecumênico celebrativo da Semana de Oração.

Texto: Pe. Raul Kestring

 

 

 

Leia também...