Secretariado de Pastoral reúne-se com Dom Rafael

Tags

Crédito: Laércio Espig
Crédito: Laércio Espig

 

No último sábado, 29 de abril de 2023, das 8h30 às 10h, via plataforma meet, reuniu-se o Secretariado Diocesano de Pastoral da Diocese de Blumenau. Dom Rafael presidiu o encontro e Pe. Carlos Evangelista coordenou os debates. A oração inicial colocou os participantes na presença de Deus e na luz do Espírito Santo, pois é essa experiência humano/divina que tentamos viver. Somente assim constrói-se efetivamente a Igreja, Corpo Místico de Cristo. Nesse intuito, seguiu-se a palavra acolhedora do nosso bispo, a leitura do Evangelho do dia que renovava em cada um e em cada uma a profissão de fé dos apóstolos: “Senhor, só tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68); o edificante e provocativo comentário de Dom Rafael e as dez Ave-Marias pelas Vocações, cientes de que estamos em pleno 3º Ano Vocacional, com seu tema: “VOCAÇÃO: Graça e Missão” e o seu lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,23-33). Teve lugar ainda, a leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior.

O revigoramento dos Conselhos Pastorais, prioridade evangelizadora assumida ultimamente pela nossa Diocese foi o assunto principal da reunião. Já houve duas formações diocesanas de fôlego a esse respeito. Constatou-se o ótimo êxito da última formação, ocorrida no mês de março de 2023. Representantes de todas as paróquias se fizeram presentes e protagonistas do evento. Dinâmicas, boa animação, envolvimento de todos, clareza e entusiasmo nas exposições do Pe. Gélio, de Joinville, efetivamente despertou os agentes pastorais para a nova e promissora perspectiva evangelizadora nas paroquias e comunidades. A retomar, sugere-se que um grande e importante encontro como esse tenha a presença de paroquianos e paroquianas um tanto marginalizados das ações pastorais. Convide-se, então, novas pessoas para que se evite contar sempre com os mesmos líderes.

A fase da animação comarcal, paroquial e das comunidades torna-se, agora o novo desafio para que a fundamental estratégia evangelizadora não se torne “fogo de palha”. Dos 5 mil folders editados sobre o candente assunto, 2.6 mil aguardam serem encaminhados/buscados pelas paróquias. Decidiu-se também que nosso bispo grave um vídeo breve e motivador. Entenda-se a composição/(re)animação dos Conselhos não como peso aos animadores e animadoras paroquiais, mas como oportuna e providencial prioridade em vista de renovada vida paroquial/pastoral/diocesana. O Secretariado foi unânime em reconhecer as dificuldades para encarar o novo desafio. Por outro lado, um espírito de humilde e corajosa solidariedade entre todos, se não levar o projeto à perfeição, será, com certeza, vivo testemunho de autêntica dedicação à causa do Reino de Deus.

Reafirmou-se e planejou-se a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral para o dia próximo dia 13 de maio.

Texto: Pe. Raul Kestring
Imagem: Laércio Espig

Leia também...