«Receberá cem vezes mais agora» – São Francisco de Sales (1567-1622), bispo de Genebra e doutor da Igreja

Tags

"Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!" (Lc 12,49) http://migre.me/8Ux5y

Dia 29 de maio de 2012 – Terça-feira da 8ª semana do Tempo Comum

Na Diocese de Blumenau, 1º ano do Triênio Missionário – Missão na Família

Evangelho segundo S. Marcos 10,28-31:

Pedro começou a dizer-lhe: «Aqui estamos nós que deixamos tudo e te seguimos.»
Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: quem deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho,
receberá cem vezes mais agora, no tempo presente, em casas, e irmãos, irmãs, mães, filhos, e campos, juntamente com perseguições, e, no tempo futuro, a vida eterna.
Muitos dos que são primeiros serão últimos, e muitos dos que são últimos serão primeiros.»

 Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Francisco de Sales (1567-1622), bispo de Genebra e doutor da Igreja
Introdução à vida devota, terceira parte, cap. 15

«Receberá cem vezes mais agora»

As coisas que possuímos não são nossas. Deus nos deu para que as cultivemos e quer que as tornemos frutuosas e úteis. […] Prescindi sempre, portanto, de uma parte dos vossos meios e dai-a aos pobres de bom coração. […] É verdade que Deus vo-lo devolverá, não só no outro mundo, mas também já neste, porque não há coisa que mais nos faça prosperar do que a esmola; mas, enquanto esperais que Deus vo-lo torne, estareis já mais pobres daquilo que destes, e como é santo e rico o empobrecimento que advém de se ter dado esmola!

Amai os pobres e a pobreza, porque por este amor tornar-vos-eis verdadeiramente pobres, tal como está dito nas Escrituras: tornamo-nos naquilo que amamos (cf. Os 9,10). O amor torna os amantes iguais: «Quem é fraco, sem que eu o seja também?», diz São Paulo (2Cor 11,29). Poderia ter dito: «Quem é pobre, sem que eu o seja também?», porque o amor tornava-o igual a quem amava. Portanto, se amais os pobres, sereis verdadeiramente participantes da sua pobreza, e pobres como eles. Assim, se amais os pobres, ide com frequência para o meio deles: tende prazer em os receber em vossas casas e em visitá-los; conversai voluntariamente com eles, ficai felizes por eles se aproximarem de vós na igreja, na rua ou em qualquer outro local. Sede pobres de língua para com eles, falando-lhes como amigo, mas sede ricos de mãos, largamente lhes dando dos vossos bens, pois vós os tendes em muito maior abundância.

Quereis fazer mais, ainda? Tornai-vos servos dos pobres; ide servi-los […] com as vossas próprias mãos […] e a expensas vossas. Maior triunfo há neste serviço do que o que há na realeza.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês, rezemos nas seguintes intenções

GeralDefender a família
Para que na sociedade sejam promovidas iniciativas que defendam e reforcem o papel da família.

MissionáriaMaria, protetora dos missionários
Para que Maria, Rainha do mundo e Estrela da Evangelização, acompanhe todos os missionários no anúncio de seu Filho Jesus.

 

Leia também...