Sábado da 8ª Semana Do Tempo Comum
29 de Maio de 2021
Cor: Verde
Evangelho – Mc 11,27-33
Com que autoridade fazes essas coisas?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 11,27-33:
Naquele tempo:
27 Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém.
Enquanto Jesus estava andando no Templo,
os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os ancióos
aproximaram-se dele e perguntaram:
28 ‘Com que autoridade fazes essas coisas?
Quem te deu autoridade para fazer isso?’
29 Jesus respondeu: ‘Vou fazer-vos uma só pergunta.
Se me responderdes, eu vos direi
com que autoridade faço isso.
30 O batismo de João vinha do céu ou dos homens?
Respondei-me.’
31 Eles discutiam entre si:
‘Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer:
‘Por que não acreditastes em João?’
32 Devemos então dizer que vinha dos homens?’
Mas eles tinham medo da multidão,
porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta.
33 Então eles responderam a Jesus: ‘Não sabemos.’
E Jesus disse: ‘Pois eu também não vos digo
com que autoridade faço essas coisas.’
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Santo Atanásio (295-373)
bispo de Alexandria, doutor da Igreja
Discurso contra os Arianos, 2, 78-79
«Quem Te deu autoridade para o fazeres?»
A sabedoria pessoal de Deus, o seu único Filho, criou e realizou todas as coisas. Com efeito, diz o salmo: «Tudo fizeste com sabedoria» (103,24). […] Tal como o nosso discurso humano é imagem desta Palavra que é o Filho de Deus (cf Jo 1,1), assim também a nossa sabedoria é imagem deste Verbo que é a Sabedoria em pessoa. Porque temos nela a capacidade de conhecer e de pensar, somos capazes de receber a Sabedoria criadora, por meio da qual podemos conhecer o Pai: «Aquele que tem o Filho tem também o Pai» (1Jo 2,23), e ainda: «Quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou» (Mt 10,40). […] «Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na Sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação» (1Cor 1,21).
Ora, Deus já não quer, como nos tempos antigos, ser conhecido por meio de imagens e sombras da Sabedoria, mas quis que a verdadeira Sabedoria em pessoa adotasse carne, Se tornasse homem e sofresse a morte de cruz, para que, no futuro, todos os crentes possam ser salvos pela fé nesta Sabedoria encarnada. É ela, portanto, a Sabedoria de Deus.
Anteriormente, era conhecida pela sua imagem nas coisas criadas […], dando assim a conhecer o Pai; mas depois, tornou-Se carne, como diz São João (1,14), esta Sabedoria que é o Verbo. E, após ter «destruído a morte» (1Cor 15,26) e salvado a humanidade, manifestou-Se a Si mesma de forma mais clara e, por Si, manifestou o Pai; razão pela qual pôde dizer: «Que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e Aquele que enviaste, Jesus Cristo» (Jo 17,3).
Toda a Terra ficou cheia do seu conhecimento, porque só há um conhecimento: o do Pai por meio do Filho, e o do Filho a partir do Pai. O Pai põe a sua alegria nele, e o Filho regozija-Se com a mesma alegria no Pai, como está dito: «Eu era o seu encanto todos os dias, e brincava o tempo todo na sua presença» (Pv 8,30).
Intenção de oração universal – O mundo das finanças
Rezemos a fim de que os responsáveis pelas finanças colaborem com os governos para regulamentar a esfera financeira e proteger os cidadãos de seus perigos.