Que a tua vontade se faça em mim! – Evágrio do Ponto (345-399) monge do deserto do Egito Capítulos sobre a oração, nos. 31-34 e 89, erradamente atribuídos a Nilo, o Asceta

Tags

3ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum
28 de Janeiro de 2020
Br. 3ª-feira. S. Tomás de Aquino PresbDr., memória. Ofício da memória. Missa da memória: Pf. Comum ou dos Pastores.
Cor: Branco

Evangelho – Mc 3,31-35
Quem faz a vontade de Deus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,31-35:
Naquele tempo:
31 Chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos.
Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo.
32 Havia uma multidão sentada ao redor dele.
Então lhe disseram:
‘Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura.’
33 Ele respondeu:
‘Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’
34 E olhando para os que estavam sentados ao seu redor,
disse: ‘Aqui estão minha mãe e meus irmãos.
35 Quem faz a vontade de Deus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Evágrio do Ponto (345-399)
monge do deserto do Egito
Capítulos sobre a oração, nos. 31-34 e 89, erradamente atribuídos a Nilo, o Asceta

Que a tua vontade se faça em mim!

 

Não rezes a pedir que se faça a tua vontade, porque ela não corresponde necessariamente à vontade de Deus. Reza antes para que a sua vontade se faça em ti (cf Mt 6,10), pedindo-Lhe em todas as coisas que se cumpra o seu querer, porque Ele deseja o bem e a utilidade da tua alma, ao passo que tu, não é necessariamente isso que procuras. Nas minhas orações, pedi muitas vezes que se fizesse o que julgava ser bom para mim, e insistia nesse pedido, violentando tolamente a vontade de Deus, não Lhe pedindo que ordenasse o que Ele sabia ser útil para mim; e contudo, recebida a coisa, era grande a minha desilusão por não ter pedido antes que se fizesse a vontade de Deus, por ter preferido solicitar o cumprimento do meu querer, porque percebia que o que recebera não era como o tinha imaginado.

Nada há que seja bom senão Deus. Abandonemos, pois, nele tudo o que nos diz respeito e ficaremos bem. Pois Aquele que é bom também é provedor de dons excelentes. Não te aflijas por não receberes imediatamente de Deus aquilo que Lhe pedes; é que Ele deseja dar-te bens ainda maiores, pela tua perseverança na oração. Com efeito, nada há mais elevado que conversar com Deus e permanecer mergulhado na sua intimidade. […] Não queiras que o que te diz respeito se resolva de acordo com as tuas ideias, mas que o seja de acordo com a vontade de Deus; então farás uma oração cheia de reconhecimento e vazia de perturbações.

Intenção de oração pela evangelização – Promoção da paz no mundo
Rezemos para que os cristãos, os que seguem outras religiões e as pessoas de boa vontade promovam a paz e a justiça no mundo.

Leia também...