Presbíteros catarinenses trocam experiências e celebram seu ministério em peregrinação

Cerca de 250 presbíteros de Santa Catarina participaram da Peregrinação Sacerdotal ocorrida, dia 21, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Fraiburgo, no meio oeste  catarinense. Com eles estiveram 5 bispos catarinenses.  Entre os objetivos estava a integração e partilha de experiências de vida e ministérios dos presbíteros do Regional.

Pela manhã, dom Orlando Brandes, da Arquidiocese de Londrina (PR), abordou em sua palestra o tema “Fidelidade Presbiteral”, e sobre o lema: “Eu me consagro por eles”.

—  Foi bem interessante. A palestra foi motivadora para a vida ministerial. Empolgou — avaliou padre Moacir Caetano, que é reitor do Seminário de Teologia de Caçador, em Florianópolis.

A chuva impediu que a oração terço  missionário acontecesse, por isso um momento mariano com  meditação do terço aconteceu dentro da gruta do Santuário. À tarde os padres partilharam suas histórias de vida ministerial.

Na missa de encerramento dom Luis Carlos Eccel, da diocese de Caçador, falou ressaltou a importância do presbítero ser coerente e sincero em sua missão. Além disso, o bispo disse que este é um tempo de dificuldades, desafios, perseguição da Igreja, mas deixou uma mensagem otimista.

— Os problemas são pequenos perto da grandiosidade da missão — comparou.

Padre Wilson Maiorki, pároco da Paróquia Imaculada Conceição, de Fraiburgo, contou que percebeu uma boa avaliação dos padres com quem conversou.

— Ouvindo informalmente a avaliação foi muito positiva. A peregrinação trouxe bastante ânimo e encorajamento.

O padre João Claudio Casara, Coordenador Diocesano de Pastoral de Caçador, resumiu em cinco palavras a importância do que aconteceu.

— Encontro, partilha, fraternidade, vocação, missão são palavras que nos ajudam a expressar o que significou a peregrinação regional dos presbíteros.

A atividade, realizada pelo Conselho Regional de Presbíteros é parte das comemorações do Ano Sacerdotal, que tem como lema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”. Os bispos presentes foram dom Irineu Andreassa (Lages), dom Augustinho Petry (Rio do Sul), dom Luis Carlos Eccel (Caçador), dom Manoel Francisco (Chapecó), dom José Negri (Blumenau).

 Site cnbbb Sul 4

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.