Permanecer no Reino de Cristo – Imitação de Cristo, tratado espiritual do séc. XV

Tags


“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna”(João 6, 68)!
Dia 10 de novembro de 2011 – Quinta-feira da 32ª semana do Tempo Comum

Evangelho segundo S. Lucas 17,20-25:

Interrogado pelos fariseus sobre quando chegaria o Reino de Deus, Jesus respondeu-lhes: «O Reino de Deus não vem de maneira ostensiva.
Ninguém poderá afirmar: 'Ei-lo aqui' ou 'Ei-lo ali', pois o Reino de Deus está entre vós.»
Depois, disse aos discípulos: «Tempo virá em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis.
Vão dizer-vos: 'Ei-lo ali', ou então: 'Ei-lo aqui.' Não queirais ir lá nem os sigais.
Porque, como o relâmpago, ao faiscar, brilha de um extremo ao outro do céu, assim será o Filho do Homem no seu dia.
Mas, primeiramente, Ele tem de sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.


Comentário ao Evangelho do dia feito por
Imitação de Cristo, tratado espiritual do séc. XV
Livro II, cap.1, 2-3

Permanecer no Reino de Cristo


«O Reino de Deus está dentro de vós», diz o Senhor. […] Apressa-te portanto a preparar o coração para este Esposo, a fim de que Ele Se digne vir a ti e habitar em ti. Porque Ele disse: «Quem Me ama guardará a minha palavra; então viremos até ele e nele estabeleceremos a Nossa morada» (Jo 14,23). Dá, pois, lugar a Cristo e nega a entrada a tudo o mais. Se possuíres a Cristo, és rico, e só Ele te bastará. Ele velará por ti, a tudo proverá, de modo a que não tenhas de recorrer aos homens. Porque os homens mudam muito e facilmente faltam, enquanto «Cristo permanece eternamente» (Jo 12, 34); Ele dá-nos firme assistência até ao fim.

Não ponhas portanto grande confiança no homem, que é frágil e mortal, ainda que nos seja útil e muito querido. Não te entristeças demasiado se te decepcionar ou te contradisser. Os que hoje estão contigo poderão amanhã estar contra ti e vice-versa, pois os homens mudam como o vento. Põe portanto toda a tua confiança em Deus. Que Ele seja o teu temor e o teu amor. Ele responderá por ti e fará o que for melhor.

«Não tens aqui em baixo morada permanente» (Hb 13,14). Onde estiveres, és «estrangeiro e peregrino» (Hb 11,13). A paz vir-te-á da tua união íntima a Cristo.


Neste mês de novembro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos nas seguintes intenções: 

Geral: Pelas Igrejas orientais católicas, a fim de que sua venerável tradição seja conhecida e estimada como riqueza espiritual para toda a Igreja.
Missionária: Para que o continente africano encontre em Cristo a força de realizar o caminho de reconciliação e de justiça, indicado no Segundo Sínodo dos Bispos para a África. .


 

Leia também...