Evangelho do dia 06 de maio de 2021 – «Permanecei no meu amor» – Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787) bispo, doutor da Igreja «Falar com Deus com confiança e familiaridade»

Tags

5ª-feira da 5ª Semana da Páscoa
6 de Maio de 2021
Cor: Branco

Evangelho – Jo 15,9-11
Permanecei no meu amor para que
a vossa alegria seja plena.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,9-11:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
9 Como meu Pai me amou,
assim também eu vos amei.
Permanecei no meu amor.
10 Se guardardes os meus mandamentos,
permanecereis no meu amor,
assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai
e permaneço no seu amor.
11 Eu eu vos disse isto,
para que a minha alegria esteja em vós
e a vossa alegria seja plena.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787)
bispo, doutor da Igreja
«Falar com Deus com confiança e familiaridade»

«Permanecei no meu amor»

Crede que não há amigo, irmão, pai, mãe, esposo ou noivo neste mundo que vos ame mais do que o vosso Deus. A graça divina é o tesouro de elevado preço, o tesouro inesgotável a que se refere o sábio (cf Sb 7,14), que, quando começamos a usá-lo, nos permite participar da amizade com Deus. Nós éramos criaturas débeis, pobres servos; e eis que nos tornamos amigos, e amigos muito queridos do nosso Criador.

Precisamente para nos aumentar a confiança, Ele aniquilou-Se (cf Fil 2,7), abaixando-Se à condição de homem, permanecendo entre os homens (cf Br 3,38). Mas não Lhe bastou: fez-Se menino, fez-Se pobre, deixou-Se matar injustamente numa cruz diante de todo o povo. Mais ainda, ficou sob as espécies de pão, para Se tornar nosso companheiro de todos os dias e Se unir, em união íntima, a cada um de nós: «Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em Mim e Eu nele» (Jo 6,56), prometeu.

Em suma, ama tanto cada um de nós, que é como se não amasse mais ninguém. E é a Ele, e a mais ninguém, que deveis amar. Sobre Ele, podeis e deveis dizer: «O meu Amado é para mim, e eu sou para Ele» (Ct 2,16); o meu Deus deu-Se sem reservas, e é sem reservas que eu me entrego a Ele; fui escolhido por Ele como objeto da sua ternura, e Ele, alvo e rosado (cf Cant 5,10) entre mil, entre todos, amável e amante, é o eleito do meu coração, o único a quem quero amar.

Intenção de oração universal – O mundo das finanças
Rezemos a fim de que os responsáveis pelas finanças colaborem com os governos para regulamentar a esfera financeira e proteger os cidadãos de seus perigos.

 

Leia também...