Entre as imagens que ornamentavam o trajeto da Procissão de Corpus Christi, em Rio dos Cedros, destacou-se o sugestivo quadro contemplando a PASCOM – Pastoral da Comunicação. Tanto nessa Paróquia como em diversas outras da Diocese de Blumenau, temos a presença e a atuação dessa importante Pastoral. Sem dúvida, há muito trabalho sendo feito nesse sentido entre nós! E essa atividade, por enquanto, individualizada em cada paróquia, tende para, em tempo oportuno, uma articulação diocesana.
Os membros das Equipes Pascom, também chamados de pasconeiros e pasconeiras, auxiliam os párocos nas diversas demandas que surgem na comunidade, no que tange ao aspecto da comunicação.
Oportunizar a presença da Igreja no mundo da informação, dar a conhecer, de um modo geral, o que se faz, se celebra e se vive na comunidade paroquial, são, igualmente, objetivos inalienáveis dessa frente de evangelização. Para tanto, exige-se que não se trabalhe sozinho, fechado num grupo. Especialmente em ambientes acadêmicos, afirma-se, e com certa razão, que o que não se comunica não existe. Já dizia o comunicador Chacrinha (velho guerreiro): “Quem não se comunica se trumbica”. Verdade é que somos comunicação. Deus é comunicação. Dessa forma, descobrir na comunidade pessoas que tenham gosto e jeito para essa tarefa, capacitá-los, envolvendo-as nos projetos comunicacionais da paróquia e, quiçá, da Diocese, torna-se respectiva exigência intrínseca.
Outro objetivo que não dever ser ignorado é estabelecer contatos com os profissionais dessa área na cidade. Radialistas, jornalistas, operadores de televisão, blogueiros, blogueiras, muitos deles, cristãos/católicos, geralmente, manifestam satisfação em serem solicitados a cobrir eventos, assessorar encontros formativos, divulgar textos, imagens, que a Pascom produzir.
Cumprimentos às pasconeiras e pasconeiros de Rio dos Cedros que, confeccionando a bela imagem representativa da Pastoral da Comunicação, chamam a atenção de todos nós para a necessidade de, em nossas comunidades, aperfeiçoarmos e cultivarmos esse trabalho. Num mundo de grandes e progressivas conquistas tecnológicas, os discípulos de Jesus não podem se omitir de inteirarem-se desses potentes meios e torná-los evangelizadores!
Texto: Pe. Raul Kestring – Pastoral da Comunicação da Diocese de Blumenau
Imagem: Denise Tomaselli – Pascom Rio dos Cedros