Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
No dia 31 de julho, em Penha, estaremos reunidos para o Encontro Diocesano dos Grupos de Reflexão. Eles são numerosos em nossa Diocese, contando com mais de 500 Grupos espalhados pelas comunidades de nossas 41 Paróquias. Este é um grande motivo de Ação de Graças a Deus. Ele suscita no coração dos fiéis o desejo de ler, rezar e meditar a Sagrada Escritura. É a experiência de quem procura responder ao chamado que Deus nos faz. É o plano amoroso de Deus em nossa existência: a Palavra de Deus na família, em pequenas comunidades, pelas ruas e bairros, como Igreja missionária, que vai ao encontro dos irmãos e irmãs, principalmente dos sofredores e necessitados; que evangeliza, que promove o encontro, a solidariedade, a partilha dos dons e dos bens.
A Diocese de Blumenau está no processo de elaboração do seu Plano de Pastoral para os próximos três anos. E uma das Urgências da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, e que nós acolhemos em todo o Estado, é uma Igreja como lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. O discípulo missionário sabe que o encontro diário com o Senhor na sua Palavra é o caminho para a realização da própria vocação, é a força para o testemunho de vida. Toda a ação evangelizadora da Igreja deve estar a serviço da escuta da Palavra, para que, assim iluminada, possa responder aos desafios com sabedoria e discernimento.
É meu desejo, como Pastor diocesano, encorajar a todos os batizados a beber desta fonte viva que é a Palavra de Deus. E como esperamos que os Grupos de Reflexão estejam vivos e atuantes em todas as comunidades de nossa Diocese! Que a Leitura Orante da Palavra de Deus seja assimilada e vivenciada em todos os nossos encontros. Que a Mesa da Palavra em nossas Missas e Celebrações seja bem preparada e celebrada. Que as famílias sejam verdadeiras comunidades acolhedoras da Palavra de Deus. Que a Catequese proporcione este encontro com Jesus a cada catequizando e continue formando cristãos que vivam a intimidade cotidiana com a Palavra de Deus.
Portanto, convido todos a se envolverem com este Encontro Diocesano, animando as comunidades e paróquias, pastorais e movimentos para participar, celebrar e se comprometer com uma Igreja animada pela Palavra de Deus.