A origem da devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Nossa Senhora Desatadora dos Nós – RV
28/09/2016 17:31
PARTILHA:

Buenos Aires (RV) – “Desatadora – la Virgen que el Papa Francisco convirtió en fenómeno de fe” (“Desatadora – a Virgem que o Papa Francisco transformou em fenômeno de fé”) é o título do livro do jornalista argentino Eduardo Mattos, que conta como uma antiga imagem da Virgem Maria – que decora a parede de uma igreja na Alemanha – passou a figurar entre uma das mais conhecidas representações da Mãe de Deus, por obra de Jorge Mario Bergoglio.

A obra exigiu longas horas de pesquisa. Por dois anos, Mattos passou seus dias tentando desvendar a origem da devoção à Desatadora.

“Nossa Senhora tem – estima-se – mais de dois mil títulos, a maior parte deles originados de aparições ou de sua intervenção em acontecimentos”, recordou o autor, citando a Virgem de Fátima, que apareceu a três pastorzinhos em Portugal, e a Virgem Auxiliadora, invocada  pela primeira vez no Século XVI, durante uma batalha naval entre católicos e muçulmanos.

“Quando me interessei pela Desatadora – revela – percebi que não havia nem uma coisa nem outra em relação a ela; foi o que me estimulou a descobrir a origem da devoção”.

Ao iniciar sua pesquisa, o autor acabou descobrindo aquela que define como uma das mais bonitas histórias que conhece:

“A devoção à Desatadora desabrochou nas mãos do Padre Jorge Mario Bergolhio na segunda metade dos anos 1980, quando ele vivia em Buenos Aires e era pouco conhecido fora de sua Congregação, a Companhia de Jesus. Ele recebeu um cartão postal, um souvenir destes que se vendem em museus, que era a reprodução de uma obra de arte, o retrato de Maria desatando nós de uma corda”, contou.

Segundo Mattos, quando viu a pequena imagem, teve uma inspiração: “Não há nada que resista às mãos da Mãe de Deus. Basta ter fé”.

O livro narra também como a devoção à Desatadora, depois de repercutir na Argentina, chegou a solo brasileiro, inicialmente em Búzios, região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e posteriormente em Campinas, interior de São Paulo.

“O livro traz a história de pessoas que tem a fé como um dos principais pilares de suas vidas” – ressaltou o autor – que é jornalista há quarenta anos.

Ademais, a publicação traz um encarte de 16 páginas com fotos coloridas de lugares dedicados à Santa e de personagens que possuem histórias relacionadas com esta devoção.

(je/gaudiumpress)

Fonte: Site Rádio Vaticano

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.