A preparação para o sacerdócio
“Ide, pois, fazei discípulos entre todos os povos” (Mt 28,19). O lema da Jornada Mundial da Juventude 2013 foi também o lema escolhido pelos jovens Eduardo Bastos e Sérgio Eduardo Campestrini para a sua Ordenação Diaconal. “Escolhemos esta mensagem, visto que somos jovens e estamos vivendo um tempo em que a Igreja está voltada para juventude. É como nossa juventude que queremos servir a Deus na Igreja”.
A celebração, que representa o último passo do seminarista antes do sacerdócio, vai ocorrer no dia 25 de novembro às 15 horas, na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. Será um momento de grande festa para toda a Igreja, conforme expressa o postulante ao diaconato, Eduardo Bastos.
Mensagem
“Agradeço sempre a Deus o dom da vida e ter colocado tantas pessoas maravilhosas em meu caminho. Sou natural de Itajaí, nasci e cresci numa família comum, com suas tristezas, mas acima de tudo procurando o amor e a alegria. Posso dizer que meus primeiros motivadores vocacionais foram, sem dúvida, meus pais e minha família, pois como bons cristãos me levaram e ensinaram a viver a fé católica.
Outro fato importante para o meu discernimento vocacional foi o trabalho/engajamento na minha paróquia de origem, onde fui coroinha, catequista e membro do grupo de jovens. No dia 3 de março de 2002 ingressei no seminário rumo a um acompanhamento e discernimento vocacional. Dos 31 jovens que ingressaram naquele ano, somente quatro chegaram ao final da formação. Destes, três já são padres na Arquidiocese de Florianópolis.
A palavra ‘diácono’ vem do grego (diakonos/diakonia), que significa serviço, acolhida. O termo é empregado num sentido específico em 1 Timóteo 3,8, onde Paulo começa a lista de qualificações de alguns servos escolhidos para um ministério específico. Na carta aos Filipenses, encontramos a passagem que mostra que os diáconos são distintos dos bispos ou presbíteros. Eles exercem seu ministério na colaboração com o bispo e os presbíteros, auxiliando em diversos aspectos do trabalho da Igreja, principalmente na pregação da Palavra e na caridade.
Estamos nos preparando para este momento tão importante em nossa Igreja Diocesana, principalmente para nós e nossas famílias, o dia da Ordenação Diaconal. Depois, exercendo este ministério começaremos a nos preparar para Ordenação Presbiteral, outro momento de grande alegria e festa em nossa Igreja. Agradeço a todos que de alguma forma nos ajudaram a chegar até aqui. Continuemos juntos, unidos e rezando pelas vocações. E a todos os jovens, contamos com suas orações e presença, pois esse momento de festa é nosso”.
Eduardo Bastos
Fonte: Jornal da Diocese de Blumenau, Edição 134, Novembro de 2012