«O sábado foi feito para o homem» – Balduino de Ford, abade – Leituras Bíblicas

Tags

Leituras Bíblicas

 “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)!

 Dia 19 de janeiro de 2010

Terça feira da 2ª semana do Tempo Comum

 

A Igreja celebra hoje Santo Odilo (962-1049) – Leia sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=19&Mes=1

Livro de 1º Samuel (16,1-13):

O Senhor disse a Samuel: «Até quando chorarás Saul, tendo-o Eu rejeitado para que não reine em Israel? Enche o teu chifre de óleo e vai. Quero enviar-te a Jessé de Belém, pois escolhi um rei entre os seus filhos.» Samuel respondeu: «Como hei de ir? Se Saul souber, irá tirar-me a vida.»
O Senhor disse: «Levarás contigo um novilho e dirás que vais oferecer um sacrifício ao Senhor.
Convidarás Jessé para o sacrifício e Eu te revelarei o que deverás fazer. Darás por mim a unção àquele que Eu te indicar.»
Fez Samuel como o Senhor ordenara. Ao chegar a Belém, os anciãos da cidade saíram-lhe ao encontro, inquietos, e disseram: «É de paz a tua vinda?»
Ele respondeu: «Sim. Venho oferecer um sacrifício ao Senhor; purificai-vos e acompanhai-me para o sacrifício.» Ele mesmo purificou Jessé e os filhos e convidou-os para o sacrifício.
Logo que entraram, Samuel viu Eliab e pensou consigo: «Certamente é este o ungido do Senhor.»
Mas o Senhor disse a Samuel: «Que te não impressione o seu belo aspecto, nem a sua alta estatura, pois Eu rejeitei-o. O que o homem vê não importa; o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração.»
Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: «Não é este o que o Senhor escolheu.»
Jessé trouxe-lhe, também, Chamá. E Samuel disse: «Ainda não é este o que o Senhor escolheu.» Jessé apresentou-lhe, assim, os seus sete filhos, mas Samuel disse: «O Senhor não escolheu nenhum deles.»
E acrescentou: «Estão aqui todos os teus filhos?» Jessé respondeu: «Resta ainda o mais novo, que anda a apascentar as ovelhas.» Samuel ordenou a Jessé: «Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa antes de ele ter chegado.»
Jessé mandou então buscá-lo. Davi era louro, de belos olhos e de aparência formosa. O Senhor disse: «Ei-lo, unge-o: é esse.»
Samuel tomou o chifre de óleo e ungiu-o na presença dos seus irmãos. E, a partir daquele dia, o espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

Livro de Salmos (89,20.21-22.27-28):

Outrora declaraste, em visão, aos teus fiéis: "Impus o meu diadema a um herói; escolhi um eleito de entre o povo.
Encontrei Davi, meu servo, e ungi o com óleo santo.
A minha mão estará sempre com ele e o meu braço há de torná-lo forte.
Ele me invocará, dizendo: ‘Tu és meu pai, és o meu Deus e o rochedo da minha salvação!’
E Eu farei dele o primogénito, o maior entre os reis da terra.

Evangelho segundo S. Marcos (2,23-28)

Ora num dia de sábado, indo Jesus através das searas, os discípulos puseram-se a colher espigas pelo caminho.
Os fariseus diziam-lhe: «Repara! Porque fazem eles ao sábado o que não é permitido?»
Ele disse: «Nunca lestes o que fez Davi, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele?
Como entrou na casa de Deus, ao tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferenda, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e também os deu aos que estavam com ele?»
E disse-lhes: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.
O Filho do Homem até do sábado é Senhor.»

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Balduíno de Ford (?- c. 1190), abade cistercience
O Sacramento do altar, 3, 2 (a partir da trad. SC 94, p. 523 rev.)

«O sábado foi feito para o homem»

O que faz a verdadeira beatitude é o santo repouso e a santa saciedade dos quais o sábado e o maná são símbolos. Após ter dado ao seu povo repouso e saciedade com o sábado e o maná que prefiguravam a verdadeira beatitude que dará aos que obedecem, o Senhor censura-lhes a sua desobediência, que pode fazê-lo perder os bens mais desejáveis: «Até quando se recusarão a cumprir os meus mandamentos e a minha lei?» (Ex 16,28) […]. Após esta pergunta do Senhor, Moisés convida os seus irmãos a considerarem as graças de Deus: «Pensem que o Senhor vos deu o sábado e o dobro de maná no sexto dia para consentirem em servi-lo.» Esta advertência significa que Deus dará aos Seus eleitos o repouso da sua labuta e os consolos da vida presente e também da vida futura.

Mas, para além disso, são-nos sugeridas duas vidas nesta passagem: a vida ativa na qual precisamos agora de trabalhar, e a vida contemplativa para a qual trabalhamos e na qual nos dedicaremos unicamente à contemplação de Deus. Embora pertença sobretudo ao mundo que está para vir, a vida contemplativa deve estar, no entanto, representada já desde esta vida pelo santo repouso do sábado. A propósito deste repouso, Moisés acrescenta: «Que todos fiquem em suas casas; ninguém deve sair no dia do sábado.» Dito de outro modo: Que todos repousem nas suas casas e não saiam para fazer qualquer trabalho nesse dia. Isto ensina-nos que, na altura da contemplação devemos ficar em casa, não sair por desejos interditos, mas reunir toda a nossa intenção «pela pureza do coração» [como diz São Bento], para pensar somente em Deus e amá-lo somente a Ele.

 

Bem-Aventurada Madre Teresa de Calcutá:

"O Fruto do silencio é a oração; o fruto da oração é a fé; o fruto da fé é o amor; o fruto do amor é o serviço; o fruto de serviço é a paz." 

 

 

 

Leia também...