Juventude e nossa casa comum

Tags

Diocese iniciou preparação para o Dia Nacional da Juventude e 300 anos do encontro da imagem de Aparecida

destaque_db_201610220031O Setor da Juventude da Diocese de Blumenau já iniciou a preparação para o Dia Nacional da Juventude (DNJ), marcado para ocorrer dia 13 de novembro, na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. O tema para este ano é “Juventude e nossa casa comum” e o lema, retirado do livro do Profeta Isaías, “Vou criar Novo Céu e Nova Terra” (Is 65,17).

De acordo com o coordenador do Setor da Juventude, Padre Eduardo Bastos, o intuito é seguir as orientações da Igreja como um todo. “A CNBB sempre procurou apresentar para a sociedade, de modo especial à juventude, um caminho em que a dignidade humana é parte fundamental, para que haja vida plena. Desta forma, precisamos nos empenhar neste sentido”, explica. Além disso, o Setor da Juventude já realizou uma reunião e repasse de matérias para os grupos trabalharem o projeto “ROTA 300”, que consiste em realizar uma peregrinação por todas as Dioceses do Brasil, levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida para todos os devotos que a esperam com alegria.

Já o projeto “300 anos de bênçãos: com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão!”, tem o objetivo de apresentar os caminhos da juventude missionária no Brasil e mostrar a grandiosa fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida, surgiu como motivação aos “300 anos de bênçãos: com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão!”.

A carta convite do cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Metropolitano de Aparecida também é um importante instrumento de motivação dos projetos: “Este projeto é um passo de aprofundamento de um caminho que vem sendo percorrido há décadas pela Igreja no Brasil. Iluminada pela “opção preferencial pelos jovens” lançada pela Conferência de Puebla (1979), a evangelização da juventude encontra uma importante referência no documento “Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais” (Doc. 85 da CNBB).

A peregrinação nacional está sendo organizada em todas as Dioceses do Brasil, fundamentada na piedade popular e na devoção a Nossa Senhora. “Desejamos, acima de tudo, dinamizar os três eixos pastorais – Missão, Assessoria, Estruturas de acompanhamento – abrangendo a evangelização da juventude de modo amplo, articulado e profundo”, explica Pe. Eduardo.

“Em nosso regional e na Diocese de Blumenau estamos dando pequenos passos para incentivar todas as expressões juvenis ao diálogo e iniciativas para o bem comum dos jovens. Podemos assim, cada vez mais, estar em comunhão com o Setor Juventude e procurarmos, juntos, meios e métodos de ação para este trabalho de acordo com cada jeito de ser e carismas. Várias iniciativas já surgiram e outras, graças a Deus, estão surgindo”, finaliza.

Dia Nacional da Juventude (DNJ)

  • Inspirados na encíclica do papa Francisco “Laudato Si”: “sobre o cuidado da nossa casa comum”, o Setor da Juventude pretende ser o portador e protagonista da nossa casa comum, que “clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou” (Laudato Si, n°2).
  • A Setor da Juventude convida você para participar do DNJ, no dia 13 de novembro, a partir das 14h, no salão da Catedral Diocesana, em Blumenau, para o fechamento da Porta Santa e uma grande celebração da vida da juventude.

Fonte: Jornal da Diocese

Leia também...