História da minha vocação – por Sergio Eduardo Campestrini

Tags

Sou Sergio Eduardo Campestrini. Nasci na bela cidade de Rio dos Cedros no dia 19 de Janeiro de 1980, na Fundação Hospitalar Dom Bosco. Meus pais são Sergio Campestrini e Diva Bona Campestrini. Tenho dois irmãos mais novos que residem com meus pais em Rio dos Cedros.  Posso afirmar que minha vocação foi sempre fortalecida pelos meus pai. Desde muito cedo minha mãe me mostrou o caminho na oração e do amor a Nossa Senhora, mestra e que nos leva ao seu filho Jesus Cristo. Com especial carinho, dedico minha vocação à minha avó (In memoriam) que sempre foi uma mulher de oração e compromisso com a defesa das causas da Igreja. Ela perseverou até o fim da sua vida no amor a Maria e sempre renovava seus laços de fé e amor com Cristo Crucificado.
Lembro-me que Padre João Batista Del Sale era muito carinhoso e prestativo. Incentivava todos os membros do grupo de coroinhas, ao qual eu também pertencia, orientado-os na busca da sua vocação, em especial a sacerdotal. Com esse incentivo amadureci o desejo de ser padre, esse amor pela vocação sacerdotal, procurando responder ao chamado e realizar minha vocação.

Posso dizer que o tempo de estudos e trabalhos foi a consolidação da minha vocação, a certeza do passo decisivo que iria dar. Já tinha uma graduação acadêmica e trabalho garantido, mas resolvi dizer “sim” ao chamado de Deus para a consagração sacerdotal.
No ano de 2005, procurei o Pároco da minha paróquia, Padre Roberto Cattoni, e contei-lhe o meu desejo. Ele foi acolhedor para comigo e meu sonho: encaminhou-me para o estágio vocacional no Seminário Menor em Blumenau. Foi este o meu primeiro passo rumo ao meu ideal, o de ser servo da minha amada Igreja segundo a vontade do Sagrado Coração de Jesus.

Ingressei no seminário menor em 2007, onde fiz um ano de Propedêutico. Essa experiência marcou profundamente a minha caminhada vocacional, pois fêz amadurecer minha vocação e meu ideal.

No ano de 2008 ingressei no Seminário Teológico em Florianópolis, onde estudei quatro anos na Faculdade de Teologia. Estudei muitas matérias. Identifiquei-me mais com as disciplinas da área de dogmática.

Concluí a Faculdade de Teologia em 2011 e dispus-me para o estágio pastoral. Fui designado para trabalhar com o Pároco Padre Fabian, na Paróquia-Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes durante todo este ano.

Agradeço a Deus pela vida, ao Bispo Dom José Negri e aos Reitores dos Seminários que sempre estiveram junto comigo nessa caminhada, a todos os colegas de seminário e de estudos, a todos os que sempre estiveram comigo nessa caminhada, com especial carinho a todos que rezam pelas vocações. Muito obrigado! 

 

Leia também...