Equipe de coordenação pastoral da Diocese de Blumenau prepara 20ª assembleia diocesana

Tags

Na manhã de 08 de agosto, nas dependências da Cúria Diocesana de Blumenau, reuniu-se a Equipe de Coordenação Pastoral da Diocese. A preparação da 20ª assembléia diocesana de Pastoral, agendada para o próximo dia 28 de setembro,  com a participação de mais de 100 lideranças, a coordenação do Pe. Carlos Ronaldo Evangelista da Silva e a presidência de Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano, foi o grande objetivo do encontro. Acredita-se que essa assembleia será um momento celebrativo da caminhada, avaliativo de lutas e conquistas e propositivo dos novos rumos da evangelização. Especialmente estarão em evidência as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora, emitidas pela Conferência Nacional dos bispos do Brasil, em sua última assembleia nacional.

As paróquias  e comarcas da Diocese, através das assembleias comarcais contribuíram apresentando suas escolhas, inspiradas nas mesmas diretrizes nacionais. Por sua vez, a assembleia diocesana definirá rumos e prioridades da evangelização para todo o âmbito diocesano. Dessa forma, a sonhada Pastoral de Conjunto, sinal de uma Igreja-comunhão com certeza virá em relevo.

Sabe-se, no entanto, que um bom planejamento ainda carece do tempero da oração. Por isso, nessa reunião a Equipe de Coordenação buscou beber na fonte iluminadora e perene da Palavra também nesse passo na direção da meta, o Plano Diocesano de Pastoral. Ainda a dezena do terço pelas vocações não foi esquecida, pois o chamado, a escolha dos discípulos missionários é feita por Deus, pela intercessão da Mãe das Vocações, Maria de Nazaré. “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui que vos escolhi para irdes e produzirdes fruto e vosso fruto permaneça” (Jo 15,16).

Unamo-nos todos, diocesanas e diocesanos, na oração e na elaboração de um bom planejamento. Assim, os quatro anos de vigência das novas diretrizes, encarnadas em nossas comunidades, paróquias, movimentos eclesiais, organismos, nós os viveremos não no improviso e na rotina, mas na consciência dos desafios e riquezas que o novo tempo nos traz.

Leia também...