Dom José Negri Presidiu Missa do Dia de Nossa Senhora do Carmo

Tags

No dia 16 de julho, conforme o calendário católico, celebra-se a memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo. Este título atribuído à Mãe de Jesus tem origem no Monte Carmelo, onde, descansando numa gruta, Elias se encontrou com Deus na brisa leve (Cf. 1Rs 19,9-18).

No século XII, um grupo de monges quis viver no mesmo Monte Carmelo, como Elias, na presença de Deus. Esta experiência espiritual tornou-se origem da Ordem Carmelita, uma das espiritualidades mais fecundas para a Igreja e que se ramificou em outras Ordens, Congregações e Grupos.

Numa aparição, de Nossa Senhora entregou a um monge o escapulário como um sinal da sua presença na história, sinal da mãe que cuida de seus filhos e filhas, não querendo que nenhum deles se perca.

A missa deste dia, presidida por Dom José Negri, às 19h, na Catedral, teve numerosa participação de fiéis e devotos de Nossa Senhora do Carmo. As Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, com três casas na Diocese de Blumenau, animaram a liturgia, uma vez que a Mãe do Carmelo é a sua protetora e modelo de discípulas missionárias de Jesus.

Impressionou, ao término da santa missa, o grande número de pessoas que vieram pedir o escapulário. Pe. João Bachmann, Cura da Catedral, abençoou e impôs o escapulário a grande número de devotos da Mãe do Carmelo.

 

Blumenau, 16 de julho de 2009

 

Por Pe. Raul Kestring

Leia também...