Congresso Eucarístico Diocesano acontece dia 02 de outubro

Tags

A Eucaristia, presença real de Cristo em nosso meio, é o sacramento da vida comunitária

O ano de 2011 está sendo vivido na Diocese de Blumenau como o Ano da Liturgia. Mas, porque e para que um ano da liturgia e um Congresso Eucarístico?

O Concílio Vaticano II (1962-1965) diz que “a Liturgia é cume da vida cristã e fonte donde emana toda a sua força” (SC,10). Sendo assim, a Diocese de Blumenau quer, com este ano, revitalizar a vida litúrgica de nossas paróquias e comunidades.

Sendo a Liturgia fonte e cume da Igreja, a Eucaristia, que é a presença real de Cristo em nosso meio, é o sacramento por excelência da vida comunitária (eclesial).

O Congresso Eucarístico Diocesano, que acontecerá no dia 2 de outubro, no Ginásio de Esportes Galegão, em Blumenau, será o coroamento do Ano da Liturgia, o cume de todos os trabalhos deste ano. Será, também, a fonte que nos abastecerá em nossa missão e em nosso “Ser Igreja”. Pois, “quanto mais viva for a fé eucarística no povo de Deus, tanto mais profunda será sua participação na vida eclesial, por meio de uma adesão convicta à missão que Cristo confi ou aos seus discípulos” (Sacramentum Caritatis, n. 6).

O Congresso Eucarístico será aberto a toda a comunidade e a expectativa é reunir cinco mil participantes de toda a Diocese.

Naquele domingo, solicíta-se que, na parte da manhã não haja celebrações nas paróquias e comunidades da diocese.

 

Programação

8h: acolhida

8h30: Momento Mariano, com a acolhida de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional de Aparecida (SP)

9h: palestra “Eucaristia, Pão da Unidade”, ministrada por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil

9h45min: testemunho de uma família sobre a eucaristia

10h: animação

10h15: palestra “Seus olhos se abriram e eles o reconheceram (Lc 24,31) – a Eucaristia e a transformação da Sociedade”, ministrada pelo padre Vitor Galdino Feller, coordenador de pastoral da Arquidiocese de Florianópolis e diretor do ITESC

11h: testemunho de um religioso que trabalha numa favela da periferia de São Paulo 

11h30: adoração ao Santíssimo, presidida por Dom José Negri, bispo diocesano de Blumenau

12h: almoço

13h30: animação

13h45: apresentação teatral

15h: celebração da missa e encerramento do Congresso Eucarístico, presididos por Dom Murilo Krieger

Leia também...