Como sei que estou com hanseníase? – Campanha Nacional

Tags

Com apoio da CNBB, Ministério da Saúde relança Campanha ‘Hanseníase tem Cura’ no Santuário Nacional

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Redação A12
 
O Santuário Nacional acolhe neste domingo (30), dia Mundial de Combate à Hanseníase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na celebração das 8h, no Altar Central.
 
O motivo da visita, é o apoio da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ao relançamento da Campanha ‘Hanseníase tem Cura’.
 
A celebração eucarística será presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB.
 
Estarão presentes também, entidades e grupos que apóiam a campanha, como o Movimento de Reintegração de pessoas atingidas pela Hanseníase – MORHAN, a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde e a Província Franciscana da Imaculada.
 
De acordo com o coordenador da Pastoral Nacional da Saúde, Dr. André Luiz de Oliveira, esta é uma iniciativa que une forças em prol de uma nova sensibilização da população sobre o assunto.
 
“As pessoas precisam procurar a unidade de Saúde mais próxima buscando um diagnóstico o mais breve possível, pois a hanseníase tem cura e tratamento”, ressaltou Dr. André.
 
O coordenador da Pastoral Nacional da Saúde ainda falou sobre o papel desempenhado pelos agentes de pastoral junto a população.
 
“Com material didático específico, os agentes de pastoral podem auxiliar a população despertando a atenção para os primeiros sinais da doença”, afirmou.
 
O Ministério da Saúde já está se mobilizando pelos meios de comunicação, através da veiculação da campanha nacional de controle da hanseníase.
 
A campanha visa explicar o que é a doença, como se transmite, como identificar os sintomas e como fazer o tratamento adequado.
 
No portal do Ministério da Saúde é possível encontrar informações gerais da doença e ações da campanha. Clique aqui e acesse.
 
 
Foto: Divulgação

Siga o A12 no twitter.com/portal_a12
Santuário Nacional: twitter.com/padroeira

 

Leia também...