Comarca Sul reúne seus representantes de Grupos de Reflexão no Salão Porta Aberta, Blumenau

Tags

 

A Comarca Blumenau Sul reuniu, neste sábado, 28 de maio, representates dos Grupos de Reflexão para uma tarde de troca de experiências e aprofundamento. Em torno de 200 animadores e integrantes desse projeto pastoral prioritário da nossa Diocese e do nosso Regional compareceram no Salão Porta Aberta, adjunto à Catedral São Paulo Apóstolo para, juntos fazerem o evento proveitoso para todos e todas. 

 

 

Coordenado pelo Pe. José Norbey, pároco da Paróquia Santa Cruz, Velha Central, Blumenau, e responsável diocesano dos Grupos de Reflexão, chamava a atenção os organizadores e palestrantes leigos, praticamente conduzindo os diversos momentos do programa.

 

 

O tema desse encontro dos Grupos de Reflexão da Comarca Pastoral Blumenau Sul foi o mesmo da Camapanha da Fraternidade deste ano: O cuidado com a vida no planeta. Ou, lembrando o enunciado da Campanha da Fraternidade: "Fraternidade e vida no planeta", e o lema: "A terra geme em dores de parto". Além do aprofundamento em torno do tema o evento objetiva partilha, encorajamento, reanimação, perseverança nesse importante trabalho em nossa Diocese.

Durante este encontro foi distribuído um santinho com a imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e, em se verso, os dizeres: "Fraternidade e Vida no Plane" – "Acriação geme e sofre em dores de parto" (Rm 8,22) – "Sem ação não há solução" – Educação ecológica"; abaixo consta doze regras ecológicas:

1. Mude o padrão de econsumo criando uma nova cultura.
2. Reduza a produção de lixo e use sacolas.
3. Economize água e energia elétrica.
4. Consuma produtos orgânicos e coma mais verduras.
5. Não jogue óleo de cozinha na rede de esgotos.
6. Plante árvores, cultive hortas e jardins.
7. Use papel reciclado.
8. Não jogue lixo nas calçadas e bueiros.
9. Divida seu carro com outrose ande mais a pé.
10. Recicle papel, plástico, vidro, promova a reciclagem.
11. Preserve toda espécie de vida.
12. Cuide da mãe terra. As gerações futuras agradecerão.

Sobre a mesa da frente estava exposta a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a bíblia e uma vela.
A Mãe Aparecida, Mãe e Rainha dos Grupos de Reflexão – Que ela interceda junto a seu Filho Salvador para que nossos Grupos sejam fortes, perseverantes, e quando acontece a desistência que, a exemplo dos discípulos de Emaús, sejamos capazes de recomeçar.
A bíblia, a principal ferramento dos Grupos de Reflezão.
A vela, sinal da presença de Jesus que nos ajuda a ser testemunhas da sua morte e ressurreição em nossos Grupos e Comunidades, no mundo enfim. 

 

Imagens e texto: Pe. Raul Kestring

Leia também...