"Toda a lei se resume neste único mandamento: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo’” (Gl 5,4)
– Palavra de vida para o mês junlho, proposta pelo Movimento dos Focolares – Pode ajudar a vivê-la o seguinte contário: http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=5837&cod_002=5
Dia 16 de julho de 2013 – Terça-feira da 15ª semana do Tempo Comum
Na Diocese de Blumenau, Triênio Missionário – Ano da Missão com a Juventude
Evangelho segundo S. Mateus 11,20-24:
Naqueles tempo, começou Jesus a censurar duramente as cidades em que se tinha realizado a maior parte dos seus milagres, por não se terem arrependido:
«Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres realizados entre vós, tivessem sido feitos em Tiro e em Sídon, de há muito se teriam convertido, vestindo-se de saco e com cinza.
Aliás, digo-vos Eu: No dia do juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sídon do que para vós.
E tu, Cafarnaúm, julgas que serás exaltada até ao céu? Serás precipitada no abismo. Porque, se os milagres que em ti se realizaram tivessem sido feitos em Sodoma, ela ainda hoje existiria.
Aliás, digo-vos Eu: No dia do juízo, haverá mais tolerância para os de Sodoma do que para ti.»
Comentário do dia
Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
A Simple Path
Chamados a escolher amar e ser amados
Todos somos capazes, tanto de fazer o bem, como de fazer o mal. Não nascemos maus: toda a gente tem em si algo de bom; uns escondem-na, outros ignoram-na, mas a bondade está neles. Deus criou-nos para amarmos e sermos amados; assim, escolher um caminho ou outro é uma espécie de teste que Deus nos envia. Deixar de amar pode levar-nos a dizer sim ao mal, sem nos apercebermos sequer para onde isso poderá conduzir-nos. […]
Felizmente, temos a possibilidade de tudo ultrapassar por meio da oração. Se nos voltarmos para Deus, derramaremos alegria e amor sobre aqueles que nos rodeiam; pelo contrário, quando o mal se apodera de alguém, essa pessoa pode derramá-lo em torno de si. Quando entramos em contacto com uma pessoa nessas circunstâncias, façamos tudo para ajudá-la e para lhe mostrar que Deus continua a interessar-se por ela. Rezemos muito para que ela volte a descobrir a oração, para que recupere a Deus dentro de si e volte a encontrá-Lo nos outros. […] Todos fomos criados pela mesma mão amorosa. O amor de Cristo continua a ser mais forte que o mal que há no mundo; temos, pois, de amar e de ser amados – é tão simples isso, e não devíamos ter de travar tão grandes combates para lá chegar.
Neste mês, com o Papa e toda a Igreja, rezemos nas seguintes intenções:
Geral: Para que a Jornada Mundial da Juventude que se desenvolve no Brasil anime a todos os jovens cristãos a fazerem-se discípulos e missionários do Evangelho.
Missionária: Para que em todo o continente asiático se abram as portas aos mensageiros do Evangelho.