A Campanha da Fraternidade surgiu durante o desenvolvimento do Concílio Vaticano II. O primeiro documento conciliar aprovado foi sobre a Liturgia. O documento Lumen Gentium, constituição dogmática sobre a Igreja – sua natureza e missão evangelizadora – foi também dos primeiros documentos refletidos e aprovados pelo Concílio. Surgiu de um discurso do Cardeal Suenens, no final da primeira sessão. Foi aprovado no final do Concílio.

A primeira das Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano, após o período conciliar, em Medellín (1968), foi convocada para a implementação do Concílio, no Continente. A reflexão sobre a realidade latino-americana levou a Igreja a enfrentar o desafio da pobreza e da urgente presença transformadora nas estruturas sociais. A Conferência de Puebla, dez anos depois, acentuou ainda mais a dimensão social da fé e da vivência cristã, a fim de superar a situação de marginalização, opressão e exclusão em que vive a maioria do povo, criando-se um clima de comunhão e participação.

Os temas da Campanha da Fraternidade, inicialmente, contemplaram mais a vida interna da Igreja. A consciência sempre maior da realidade sócio-econômico-política, marcada pela injustiça, pela exclusão e por índices sempre mais altos de miséria, fez escolher como temas da Campanha aspectos bem determinados desta realidade em que a Fraternidade está ferida e cujo restabelecimento é compromisso urgente de fé. A partir do início dos encontros nacionais sobre CF, em 1971, a escolha de seus temas vem tendo sempre mais ampla participação dos 16 regionais da CNBB que recolhem sugestões das Dioceses e estas das paróquias e comunidades.

Alguns pontos de referência na escolha dos temas são:

• Aspectos da vida da Igreja e da sociedade (eventos especiais, como centenário da Rerum Novarum em 1991 – Solidários na Dignidade do Trabalho; ano da família em 1994 – A Família, como vai?);

• Desafios sociais, econômicos, políticos, culturais e religiosos da realidade brasileira;

• As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e documentos do Magistério da Igreja Universal;

• A Palavra de Deus e as exigências da Quaresma.

Natureza e Histórico

Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal-RN, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.

CF 2010 – Eumênica

A Igreja Católica no Brasil promove, mais uma vez, a Campanha da Fraternidade. Neste ano de 2009 o tema versa sobre a “Fraternidade e a Segurança Pública”. A promoção da Campanha da Fraternidade, ultrapassados 40 anos desta prática, é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, convocando as comunidades de fé e congregando, em mutirão e cooperação, diferentes segmentos da sociedade brasileira em torno de uma questão da mais alta importância para a vida de todos. A Igreja pretende, pois, com esta Campanha, debater sobre a segurança pública com a finalidade de contribuir, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, fonte inesgotável de valores e princípios, para que a sociedade avance no compromisso e na promoção da cultura da paz. Uma cultura da paz fundamentada e comprometida com a justiça social. A Igreja, pois, com sua ação evangelizadora, adentra em questões complexas que estão configurando as feições da sociedade brasileira contemporânea. Injustiças e violências estão grassando por todo lado na terra de Santa Cruz. A sociedade se torna cada vez mais um palco de inseguranças, gerando um sério comprometimento na convivência humana. (Dom Walmor Oliveira de Azevedo)

Cartazes, temas e lemas das 10 mais recentes campanhas da fraternidade

CF 2000 (36ª)
Tema: "Dignidade Humana e Paz".
Lema: "Novo Milênio sem Exclusões".

CF 2001 (37ª)
Tema: "Vida Sim, Drogas Não!".

CF 2002 (38ª)
Tema: "Fraternidade e Povos Indígenas".
Lema: "Por uma terra sem males".

CF 2003 (39ª)
Tema: "Fraternidade e Pessoas Idosas".
Lema: "Vida, dignidade e esperança".

CF 2004 (40ª)
Tema: "Fraternidade e Água".
Lema: "Água, Fonte de Vida".

CF 2005 (41ª)
Tema: "Solidariedade e Paz".
Lema: "Felizes os que promovem a paz".

CF 2006 (42ª)
Tema: "Fraternidade e Pessoas com Deficiência".
Lema: “Levanta-te, vem para o meio!” (Mc 3,3).

CF 2007 (43ª)
Tema: “Fraternidade e Amazônia”.
Lema “Vida e missão neste chão”.

CF 2008 (44ª)
Tema: “Escolhe, pois, a vida”.
Lema “Fraternidade e defesa da vida”.

CF 2009 (45ª)
Tema: “Fraternidade e segurança pública”.
Lema “A Paz é fruto da justica”.