Campanha da Fraternidade – Artigo de Dom José Negri PIME, publicado no Jornal de Santa Catarina no dia 07 de março

A Campanha da Fraternidade 2012, promovida pela Igreja Católica do Brasil, com o tema Fraternidade e Saúde Pública e o lema Que a Saúde se difunda sobre a Terra, não só é devida e oportuna, mas está baseada em dados que comprovam a imensa rede de serviços prestados no campo da saúde por instituições católicas no país. Trata-se, então, de oferecer ao leitor informações baseadas na Pesquisa Assistência Médica Sanitária, IBGE, 2009.

Um dos princípios organizativos do SUS é o da “complementariedade com a iniciativa privada”. Aqui entram as Santas Casas de Misericórdia, hospitais filantrópicos de inúmeras congregações religiosas e dioceses. Sem eles, o SUS não conseguiria viabilizar suas ações. A capacidade instalada destas instituições é de cerca de 175 mil leitos (34,7% dos existentes no Brasil). Em 2009, foram mais de 7 milhões de internações (4,5 milhões para o SUS).

No Brasil, a Igreja, por meio das pastorais sociais, da Pastoral da Criança e da Pastoral da Saúde, promove o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos, com ações preventivas de saúde, nutrição e educação. O índice de mortalidade infantil, em 2010, foi de 9,5 mortes para cada mil nascidos vivos, quase metade da média nacional.

Se não bastam os números, que falem os testemunhos: a obra das Missionárias da Caridade, congregação católica fundada pela Beata Teresa de Calcutá, reúne 4,5 mil religiosas em 133 países, inclusive no Brasil. O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, criado em 1949, desponta como uma das maiores unidades de saúde do Norte e Nordeste.

Essas ações envolvem profissionais da saúde e milhares de voluntários – só a Pastoral da Saúde conta com 80 mil no Brasil –, cristãos convictos de sua fé e de sua missão evangelizadora, promovendo vida em abundância e dignidade no cuidado aos que sofrem. É motivo de louvor e gratidão por tanto bem realizado. Se a alguns parece pouco, é porque faltam servidores compassivos e misericordiosos, a exemplo de Jesus Cristo.

 DOM JOSÉ NEGRI|Bispo Diocesano de Blumenau

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.