Bote Fé Floripa – emocionante relato de uma participante

Tags

Bote Fé Floripa – 12/01/2013

Logo no início da tarde deste sábado dia 12, dezenas de jovens esperavam ansiosos os ônibus que os levariam até o Centro Mutiuso São José, onde aconteceu o Bote Fé Floripa.
O ponto de encontro foi a Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau.

Próximo de partirem, o Padre João Bachmann reuniu os jovens para fazer um momento de oração e os abençoou para que tudo transcorresse bem durante a viagem. Os ônibus, micros, vans, e até Kombi saíram repletos de jovens.

Antes mesmo de iniciar o evento, muito jovens já ocupavam as cadeiras do centro Mulituso. Com muita alegria e animação os jovens iam conhecendo novos grupos, fazendo novas amizades e espalhando seus cartazes e faixas.

É claro que em pleno século 21 a informatização não ficaria de fora. Em dois telões instalados ao lado do palco, os jovens mostravam fotos e mensagens instantâneas que eles mesmos criavam através da internet.

Os jovens começaram a entrar no clima do Bote Fé com as apresentações de bandas locais, como Voz Amiga, Éfata e Amados do Eterno. Entre cada uma dessas apresentações havia um espaço para que fossem feitas apresentações culturais, como um grupo de dança de Joinville e um grupo de Blumenau, este último coordenado pelas Irmãs Carmelitas.

Enquanto a animação continuava, cada vez mais jovens chegavam ao Centro Multiuso, provindos das mais diversas Dioceses do Estado. Ocupavam as três arquibancadas do local mais as cadeiras que foram dispostas na parte plana do Centro. No lado externo uma estrutura foi montada para atender os jovens na parte de alimentação, com bebidas e salgados.

Depois de muita expectativa os jovens perceberam um grande movimento próximo à entrada do local: era a Cruz chegando. Um corredor central foi aberto entre as pessoas por onde os símbolos da JMJ passariam.

O primeiro a entrar foi a imagem da Beata Albertina Berkenbrock, sendo logo seguida pelo Ícone de Nossa Senhora.

Quando a Cruz entregue por João Paulo II adentrou no Centro Mulituso foi difícil conter a emoção e a voz. Enquanto alguns jovens ovacionavam a Cruz ou mesmo aplaudiam-na, outros ficavam de joelhos admirando à sua passagem diante de seus olhos. Era possível ver no semblante de cada um ali presente a grande alegria em vivenciar este momento, talvez único para esta geração.

A Missa presidida por Dom Wilson, Arcebispo de Florianópolis, foi incrivelmente linda. Com a participação de alguns membros do clero, entre eles Bispos e Sacerdotes, a celebração foi conduzida de tal forma que fossemos levados à renovação de nossas promessas de batizados.

Após a Missa, shows nacionais com Cantores de Deus, Vida Reluz e Banda Dominus deram seqüência ao Bote Fé Floripa, animando com fervor aqueles que ali estavam.

Com certeza foi uma noite que ficará na história e na lembrança de todos os envolvidos.


Camila Gonzaga da Luz 
Equipe de Comunicação Setor Juventude da Diocese de Blumenau
Integrante da equipe PASCOM
Integrante de vários Grupos de Jovens da Diocese.

 

Uma experiência maravIlhosa

QUE EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA! VIVENCIAR O BOTE FÉ PARA MIM FOI COMO COLOCAR EM PRÁTICA A PASSAGEM QUE DIZ: “IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES” |(MATEUS 28,19), E MUITOS PODEM ME PERGUNTAR: ONDE ISSO SE ENCAIXA NO BOTE FÉ FLORIPA?
BOM, PODERIA DIZER QUE EM TUDO! VAMOS REFLETIR: A CRUZ QUE RECEBEMOS NO CENTRO MULTIUSO,  EM SÃO JOSÉ (FLORIANÓPOLIS), PERCORREU O MUNDO INTEIRO, FOI CARREGADA POR INÚMEROS JOVENS, DE VÁRIAS REALIDADES, JOVENS QUE SENTIRAM O DESEJO DE PARTICIPAR DESTE MOMENTO TÃO BONITO QUE SERÁ A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013. ISSO COM TODA CERTEZA ESTÁ GRAVADO, PINTADO E COLADO EM MEU CORAÇÃO JOVEM! ESSA OPORTUNIDADE FOI ÚNICA, E COM TODA OUSADIA DIGO ISSO EM NOME DE TODOS OS QUASE 5 MIL JOVENS QUE ESTIVERAM PRESENTE NO BOTE FÉ FLORIPA! EU BOTO FÉ! E VOCÊ?

Camila Gonzaga da Luz

Leia também...