Bom dia! Evangelho de 27 de janeiro de 2022: «Prestai atenção ao que ouvis» – São Gregório de Nissa (c. 335-395) monge, bispo O raio de mel

Tags

Crédito: Centro Loyola
Crédito: Centro Loyola

 

5ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum
27 de Janeiro de 2022
Cor: Verde

Evangelho – Mc 4,21-25
A lâmpada, traz-se, para ser colocada sôbre o candelabro.
Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4,21-25:
Naquele tempo, Jesus disse à multidão:
1 ‘Quem é que traz uma lâmpada
para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama?
Ao contrário, não a coloca num candeeiro?
22 Assim, tudo o que está escondido
deverá tornar-se manifesto,
e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.
23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.’
24 Jesus dizia ainda:
‘Prestai atenção no que ouvis:
com a mesma medida com que medirdes,
também vós sereis medidos;
e vos será dado ainda mais.
25 Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais;
do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem.’
Palavra da Salvação.

Comentário do dia 
São Gregório de Nissa (c. 335-395)
monge, bispo
O raio de mel

«Prestai atenção ao que ouvis»

 

O Livro dos Provérbios pede ao discípulo da Sabedoria que se inscreva na escola da abelha, dizendo aos amantes da Sabedoria: olhai para a abelha, vede como é laboriosa e o respeito que atrai para o seu trabalho; reis e súbditos usam os seus produtos para conservar a saúde do corpo. E acrescenta que a abelha é procurada e estimada por todos, que é desprovida de força, mas ama a sabedoria, e, por causa disso, é dada como exemplo de vida a quantos procuram a virtude: «Foi respeitada porque amou a Sabedoria» (Pv 6,8,LXX).

Este texto aconselha-nos, pois, a não esquecermos nenhum ensinamento divino, mas sobrevoarmos a pradaria das palavras inspiradas, aproveitando o que puderem dar-nos para adquirirmos a Sabedoria, modelando em nós pedaços de cera e depositando no coração, qual colmeia, o produto desse trabalho, construindo na memória, quais alvéolos de cera, cofres onde possamos guardar todo o tipo de ensinamentos.

Assim, à imitação da sábia abelha, cuja cera é doce e cujo nardo não fere, aplicar-nos-emos sem descanso à augusta tarefa das virtudes. Pois é um trabalho de peso conquistar, por meio das dores deste mundo, os bens eternos, e aplicar as próprias dores a favor de reis e súbditos, com vista à saúde da sua alma. Uma alma assim será procurada pelo Esposo e estimada pelos anjos; ela realiza a força na fraqueza, amando a Sabedoria. Assim, a industriosa abelha dá-nos exemplo de ciência e de amor ao trabalho. Aliás, a repartição dos divinos carismas espirituais é feita na proporção do zelo posto no trabalho.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês rezemos na seguinte intenção:
Educar para a fraternidade – Assista Vídeo do Papa
Rezemos para que todas as pessoas que sofrem discriminações e perseguições religiosas encontrem nas sociedades onde vivem o reconhecimento dos próprios direitos e da dignidade que nasce de ser irmãos.

Leia também...