Bom dia! Evangelho de 19 de dezembro de 2021: «Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha» – Santo Ambrósio (c. 340-397) bispo de Milão, doutor da Igreja Comentário ao Evangelho de Lucas, II, 19ss.; SC 45

Tags

Crédito: CEBI
Crédito: CEBI

4º Domingo do Advento
19 de Dezembro de 2021
Cor: Roxo

Evangelho – Lc 1,39-45
Como posso merecer que a mãe do
meu Senhor me venha visitar?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-45:
39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia.
40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria,
a criança pulou no seu ventre
e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 Com um grande grito, exclamou:
‘Bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre!’
43 Como posso merecer
que a mãe do meu Senhor me venha visitar?
44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos,
a criança pulou de alegria no meu ventre.
45 Bem-aventurada aquela que acreditou,
porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Santo Ambrósio (c. 340-397)
bispo de Milão, doutor da Igreja
Comentário ao Evangelho de Lucas, II, 19ss.; SC 45

«Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha»

 

Se uma pessoa quiser que acreditemos nela, dar-nos-á razões para tal. Foi por isso que o anjo […] anunciou a Maria virgem que uma mulher idosa e estéril se tornara mãe, mostrando-lhe assim que Deus pode fazer tudo o que quiser. Logo que soube disto, Maria partiu para a montanha, não por falta de fé na profecia, nem por desconfiar deste anúncio, nem por dúvida […], mas com regozijo, para cumprir um dever religioso, na urgência da alegria. Doravante cheia de Deus, como poderia Ela não se elevar apressadamente às alturas? A lentidão de pensamento é estranha à graça do Espírito Santo.

Até então, Maria vivia sozinha, retirada do mundo exterior; mas nem o pudor de aparecer em público, nem as escarpas das montanhas, nem a lonjura do caminho a detiveram, no seu desejo de servir. A Virgem apressa-se a subir às alturas, pensando apenas em servir e esquecendo as dificuldades: a caridade é a sua força […]. Vós, que aprendestes a delicadeza de Maria, aprendei também a sua humildade.

A mais nova vai ter com a mais velha […], a superior vai ter com a inferior: Maria vai ter com Isabel, Cristo vai ter com João, assim como, mais adiante, o Senhor será batizado por João, para consagrar o batismo. E imediatamente se manifestam os benefícios da chegada de Maria e da presença do Senhor, porque «quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo». […] As duas mulheres falam da graça que lhes foi dada; as duas crianças realizam essa graça e arrastam as mães para este mistério de misericórdia.

Com o Papa e toda a Igreja, rezemos, neste mês de dezembro:

Intenção pela evangelização – Os catequistas
Rezemos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que sejam testemunhas da Palavra com coragem e criatividade na força do Espírito Santo.

Leia também...