Bom dia! Evangelho de 15 de agosto de 2022: «O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador» – Liturgia latina Sequência dos séculos XIV/XV

Tags

Crédito: Franciscanos
Crédito: Franciscanos

 

Dia 15 de agosto de 2022
Segunda-feira da 20ª semana do Tempo Comum 
Cor litúrgica: verde 

EVANGELHO
Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens,
e terás um tesouro no céu.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 19,16-22:

Naquele tempo,
16
alguém aproximou-se de Jesus e disse:
“Mestre, o que devo fazer de bom
para possuir a vida eterna?”
17
Jesus respondeu:
“Por que tu me perguntas sobre o que é bom?
Um só é o Bom.
Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”.
18
O homem perguntou:
“Quais mandamentos?”
Jesus respondeu:
“Não matarás, não cometerás adultério,
não roubarás, não levantarás falso testemunho,
19
honra teu pai e tua mãe,
e ama teu próximo como a ti mesmo”.
20
O jovem disse a Jesus:
“Tenho observado todas essas coisas.
O que ainda me falta?”
21
Jesus respondeu:
“Se tu queres ser perfeito,
vai, vende tudo o que tens,
dá o dinheiro aos pobres
e terás um tesouro no céu.
Depois, vem e segue-me”.
22
Quando ouviu isso,
o jovem foi embora cheio de tristeza,
porque era muito rico.
Palavra da Salvação.
(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

Comentário do dia 

Liturgia latina
Sequência dos séculos XIV/XV

«O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador»

 

Ó Virgem, Templo da Trindade, ao ver a vossa humildade, o Deus de bondade enviou um mensageiro para vos dizer que de vós queria nascer. O anjo trouxe-vos a salvação da graça […], explicou-vo-la, vós nela consentistes e, ato contínuo, em vós encarnou o Rei da glória. Por essa alegria, vos rogamos, tornai-nos favorável este grande Rei. […] A vossa alegria seguinte foi terdes dado à luz o Sol, vós que sois a Estrela […], sem que se produzisse em vós qualquer alteração ou mágoa: tal como a flor não perde o seu esplendor ao dar o seu perfume, assim também a vossa virgindade nada perdeu quando o Criador Se dignou nascer de vós. Maria, Mãe de bondade, sede-nos propícia no caminho que leva ao vosso Filho. […]

A estrela que vistes pairar por sobre o vosso Menino anunciou a terceira alegria, a adoração dos magos, que Lhe vieram oferecer as variadas riquezas da Terra. […] Maria, Estrela do mundo, purificai-nos do pecado! A vossa quarta alegria chegou quando Cristo ressuscitou dentre os mortos […]: renasceu a esperança e foi banida a morte. Que quinhão repartis destas maravilhas, ó cheia de graça (Lc 1,28)! Vencido o inimigo […], o homem foi libertado e elevado aos Céus. Mãe do Criador, dignai-vos interceder assiduamente para que, depois desta alegria pascal e do labor duma vida inteira, sejamos admitidos nos coros celestes! A vossa quinta alegria foi terdes visto vosso Filho subir ao Céu: a glória em que estava envolvido revelou-vos como nunca Aquele de quem sois Mãe, o vosso próprio Criador.

Elevando-Se aos Céus, Ele mostrou aos homens o caminho das moradas celestes. […] Por esta nova alegria, fazei-nos, ó Maria, subir ao Céu, para convosco e com o vosso Filho gozarmos da felicidade eterna! […] Foi o divino Paráclito quem, sob a forma de línguas de fogo, fortificando […] e inflamando os apóstolos, vos trouxe ainda uma sexta alegria, curando o homem cuja boca o havia perdido e purificando a sua alma do pecado. Pela alegria desta visita, intercedei por nós junto do vosso Filho, ó Virgem Maria, para chegarmos ao dia do Juízo livres de toda a mancha.

Foi Cristo quem vos convidou à sétima alegria ao chamar-vos deste mundo à morada celeste e sentar-vos no trono onde recebeis incomparável devoção, envolvida por glória maior que qualquer outro habitante do Céu. […] Fazei-nos sentir o efeito da vossa ternura, ó Virgem, Mãe de bondade. […] Por esta alegria purificai-nos e conduzi-nos à bem-aventurança eterna! Levai-nos convosco para a glória do paraíso. Ámen.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de agosto, rezemos Pelos pequenos e médios empreendedores – Confira vídeo do Papa
Rezemos para que os pequenos e médios empreendedores, atingidos fortemente pela crise econômica e social, encontrem os meios necessários para prosseguir com a própria atividade, ao serviço das comunidades onde vivem.

 

Leia também...