Bom dia! – Evangelho de 06 de dezembro de 2022: Alegra-se mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam» – Basílio de Selêucia (?-c. 468) bispo Homilia 26, sobre o Bom Pastor; PG 85, 299 «

Tags

Crédito: CEBI
Crédito: CEBI

 

Dia 06 de dezembro de 2022
Terça-feira da 2ª Semana de Advento

 

EVANGELHO

Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,12-14:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

12

“Que vos parece?
Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde,
não deixa ele as noventa e nove nas montanhas,
para procurar aquela que se perdeu?

13

Em verdade vos digo, se ele a encontrar,
ficará mais feliz com ela,
do que com as noventa e nove que não se perderam.

14

Do mesmo modo, o Pai que está nos céus
não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Basílio de Selêucia (?-c. 468), bispo
Homilia 26, sobre o Bom Pastor; PG 85, 299

«Alegra-se mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam»

 

Observemos Cristo, o nosso Pastor; consideremos o seu amor pelos homens e o seu enlevo em conduzi-los a verdes prados (cf Sl 23,2). Tanto Se alegra com as ovelhas que O rodeiam como procura as que se tresmalharam. Os montes e os bosques não são obstáculo: Ele percorre vales tenebrosos (cf Sl 23,4) até achar a ovelha perdida; encontrando-a doente, em vez de a deixar, cuida dela e, tomando-a aos ombros, cura com a sua fadiga a ovelha fatigada.

Esta fadiga enche-O de alegria, porque encontrou a ovelha perdida, e só isso O alivia do esforço: «Qual de vós, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar?» (Lc 15,4). A perda de uma só ovelha vem perturbar a alegria do rebanho reunido, mas a alegria do reencontro afugenta por completo a tristeza: «Ao encontrá-la, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: “Alegrai-vos comigo, porque encontrei a ovelha perdida”» (Lc 15,5-6).

Era por isso que Cristo, que é este Pastor, dizia: «Eu sou o Bom Pastor» (Jo 10,11); «procurarei a [ovelha] que se tinha perdido, reconduzirei a que se tinha tresmalhado; cuidarei da que está ferida e tratarei da que está doente» (Ez 34,16).

Pelas organizações de voluntariado

Rezemos para que as organizações de voluntariado e promoção humana encontrem pessoas desejosas de empenhar-se pelo bem comum e procurem caminhos sempre novos de colaboração a nível internacional.

 

Leia também...