Bom dia! Evangelho de 02 de dezembro de 2021: Agarrarmo-nos ao Eterno, que é a nossa rocha – São Cláudio de la Colombière (1641-1682) jesuíta Diário espiritual

Crédito: Canção Nova - Formação
Crédito: Canção Nova – Formação

5ª feira da 1ª Semana do Advento
2 de Dezembro de 2021
Cor: Roxo

Evangelho – Mt 7,21.24-27
Aquele que faz a vontade de meu Pai
entrará no reino dos céus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,21.24-27:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
2l Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’,
entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática
a vontade de meu Pai que está nos céus.
24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras
e as põe em prática,
é como um homem prudente,
que construiu sua casa sobre a rocha.
25 Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos deram contra a casa,
mas a casa não caiu,
porque estava construída sobre a rocha.
26 Por outro lado,
quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática,
é como um homem sem juízo,
que construiu sua casa sobre a areia.
27 Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos sopraram e deram contra a casa,
e a casa caiu, e sua ruína foi completa!’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

São Cláudio de la Colombière (1641-1682)
jesuíta
Diário espiritual

Agarrarmo-nos ao Eterno, que é a nossa rocha

Pensando na eternidade de Deus, imaginei-a como uma rocha imóvel à beira de um rio, de onde o Senhor vê passar todas as criaturas sem Se mover. Os homens que se prendem às coisas criadas são como pessoas que, ao serem levadas pela corrente, se agarram a uma tábua, ou a um tronco de árvore, ou ainda a um monte de espuma, que tomam por coisa sólida. Ora, tudo isso é arrastado pela corrente; os amigos morrem, a saúde consome-se, a vida passa e chegamos à eternidade agarrados a esses apoios passageiros como quem desagua no mar alto, onde não podemos deixar de mergulhar e nos perdemos.

Percebemos então como foi imprudente não nos termos agarrado à rocha, ao Eterno; gostaríamos de voltar atrás, mas as ondas não nos deixam regressar, temos absolutamente de perecer com as coisas perecíveis. Pelo contrário, um homem que se agarra a Deus não teme enfrentar o perigo e a perda de tudo; aconteça o que acontecer, qualquer que seja a revolução pela qual passe, está sempre junto da sua rocha; Deus não lhe foge: só a Ele abraçou e a Ele se encontra agarrado; na adversidade, apenas deseja rejubilar com a escolha que fez. Ele tem sempre o seu Deus; a morte dos amigos, dos parentes, de quantos o estimam e o favorecem, o afastamento, a mudança de trabalho ou de sítio, a idade, a doença, a morte – nada disso o afasta do seu Deus. Este homem está sempre contente, repetindo, na paz e na alegria da sua alma: «O meu bem é aproximar-me de Deus, no Senhor está o meu refúgio» (Sl 73,28).

 

Com o Papa e toda a Igreja, rezemos, neste mês de dezembro:

Intenção pela evangelização – Os catequistas
Rezemos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que sejam testemunhas da Palavra com coragem e criatividade na força do Espírito Santo.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.