Bispo de Blumenau destaca a oração como atitude eficaz na edificação da Igreja de Jesus

 

Dentre os mais de 70 participantes da 42ª Assembléia Regional de Pastoral do Regional Sul IV da CNBB, correspondendo às 10 dioceses do Estado de Santa Catarina, ocorrida de 24 a 26 de setembro, encontravam-se 6 representantes da Diocese de Blumenau, com Dom José Negri à frente. Lá estavam, mais Pe. Celio, Pe. Raul, Pe. Bandoch, Pe. Almir e Diác. João Ernesto.

A assembléia tinha como característica o estudo, a análise, as perspectivas da Igreja, hoje. Pe. Vitor Feller, professor do ITESC – Instituto Teológico de Santa Catarina, com muita competência, assessorou todo o encontro.

Diante das reflexões e avaliações, muitas vezes, evidenciava-se quanto ainda precisamos caminhar, como Igreja Regional, Nacional ou mesmo em todo o mundo, para chegarmos ao rosto que Jesus deseja, hoje, para sua Esposa.

Dom José Negri contribuiu com sugestões precisas e fundamentais. Umas das suas intervenções marcou as perspectivas do agir eficaz diante do ver (realidade) e do julgar (iluminação bíblica) das nossas pastorais e movimentos.

Evocando a passagem do Evangelho, na qual Jesus repreende Marta por suas muitas preocupações, o Bispo Diocesano de Blumenau, acentuou a “única coisa necessária”: “ouvir a Palavra do Senhor”, atitude, esta, que mereceu a Maria, sua irmã, o elogio do Mestre. Apontava, então, Dom Negri a oração freqüente, diária, verdadeira, como esta “única” coisa necessária para capacitar o discípulo, a discípula, a desempenhar, na comunidade, na Igreja, a sua missão, seja ela qual for.