Evangelho do dia 13 de maio de 2021 – Bem-aventurados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática! – Fr. Fábio Pereira, scj Fonte: Site Dehonianos

13 de maio de 2021
5a feira da 6a Semana da Páscoa 
Nossa Senhora de Fátima – Memória facultativa
Cor: Branco 

Evangelho: Lc 11,27-28:

27 Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse:
“Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”.
28 Ele respondeu: “Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”

 

Bem-aventurados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática!

(…)
Percebemos neste texto que a mulher que exclama roga a Maria o título de bem aventurada por ser a mãe, segunda a carne, de Jesus. O mesmo lhe dá uma surpreendente resposta: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e lhe obedecem”. Será que Jesus queria se distanciar de Maria, sua mãe? Será que o evangelista Lucas quer propor outra via, um caminho de conexão entre a Virgem Maria e a Palavra de Deus?

Maria é na verdade a primeira dentre “aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. Dessa forma, Jesus, ao dar a resposta à mulher, quis desviar a atenção da maternidade de Maria entendida só como um vínculo de sangue, para apontar para o vínculo que se formam entre Ele e aqueles que são atentos à Palavra de Deus e a põem em prática. Sabemos que Maria guardava a Palavra, meditava-a no seu coração, e cumpria-a com toda a sua vida como nos recorda outros trechos da Sagrada Escritura, (cf. Lc 1, 38-45; 2, 19. 51). Assim, Maria tornou-se não somente a Mãe de Jesus, mas também a sua primeira discípula, sendo este o motivo para honrá-la, pois como diz Santo Agostinho: “Para Maria foi mais importante ter sido discípula de Cristo do que ter sido a Mãe de Cristo!”

Nós não podemos imitar Maria na sua maternidade Divina, pois só Ela é a Mãe de Jesus segundo a carne, mas podemos imitá-la como discípula do Senhor que acolheu e viveu a Palavra de Deus. A primeira e maior bem-aventurança de Maria é de ter acolhido a Palavra e a posto em prática, sendo considerada, portanto, o nosso modelo de acolhida e de vivência da Palavra de Deus.
Quanto a Maria, pode-se ainda se questionar: quando foi que ela acolheu a Palavra de Deus na sua vida? Ou ainda, qual foi o momento decisivo na vida de Maria no seu encontro com a Palavra de Deus?

O magistério nos dá algumas direções: “No caminho de penetração do mistério da Palavra de Deus, Maria de Nazaré, a partir do acontecimento da Anunciação, torna-se mestra e mãe da Igreja e modelo vivo de todo o encontro pessoal e comunitário com a Palavra, que ela acolhe na fé, medita, interioriza e vive.” (cf. Lc 1,38; 2,19.51; At 17,11).

Se desejarmos ter a mesma disposição interior de Maria, para acolher a Palavra, precisamos contemplar seu exemplo no momento da Anunciação, isto é, quando ela é interpelada pela Palavra de Deus. Que possamos ter o coração, assim como o de Maria, completamente disposto em fazer a vontade de Deus, que possamos repetir “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), para enfim Jesus se fazer presente no meio de nós, a partir da nossa vida, “e o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14).

Fr. Fábio Pereira, scj
Fonte: Site Dehonianos

Leia mais: O milagre do sol – Fátima, Portugal, 13 de maio de 2021 

 

Intenção de oração universal – O mundo das finanças
Rezemos a fim de que os responsáveis pelas finanças colaborem com os governos para regulamentar a esfera financeira e proteger os cidadãos de seus perigos.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.