Aumentar a nossa fé na Igreja – Papa Francisco Audiência geral de 29/05/2013 (trad.© copyright Libreria Editrice Vaticana, rev.)

2ª-feira da 32ª Semana do Tempo Comum – 12 de Novembro de 2018 – São Josafá, Bispo e Mártir, memória.
Cor: Vermelho

Ano do Laicato, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, tendo se iniciado no Domingo de Cristo Rei, 26 de novembro de 2017, e estendendo-se até o Domingo de Cristo Rei de 2018. Objetivo: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

 

1ª Leitura – Tt 1,1-9
Para constituíres presbíteros conforme o que te ordenei.

Início da Carta de São Paulo a Tito 1,1-9:
1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo,
para levar os eleitos de Deus à fé
e a conhecerem a verdade da piedade
2 que se apóia na esperança da vida eterna.
Deus, que não mente,
havia prometido esta vida desde os tempos antigos,
3 e, no tempo marcado,
manifestou a sua palavra
por meio do anúncio que me foi confiado
por ordem de Deus nosso salvador.
4 A Tito, meu legítimo filho na fé comum,
graça e paz da parte de Deus Pai
e de Jesus Cristo nosso Salvador.
5 Eu deixei-te em Creta,
para organizares o que ainda falta
e constituíres presbíteros em cada cidade,
conforme o que te ordenei:
6 todo candidato deve ser irrepreensível,
marido de uma só mulher,
com filhos crentes,
e não acusados de levianos ou insubordinados.
7 Porque é preciso que o epíscopo seja irrepreensível,
como administrador posto por Deus.
Não seja arrogante nem irascível
nem dado ao vinho nem turbulento
nem cobiçoso de lucros desonestos
8 mas hospitaleiro, amigo do bem, ponderado,
justo, piedoso, continente,
9 firmemente empenhado no ensino fiel da doutrina,
de sorte que seja capaz de exortar com só doutrina
e refutar os contraditores.
Palavra do Senhor.

 

Salmo – Sl 23 (24),1-2. 3-4ab. 5-6 (R. Cf. 6)
R. É assim a geração dos que buscam vossa face,
ó Senhor, Deus de Israel.

1 Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,*
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
2 porque ele a tornou firme sobre os mares,*
e sobre as águas a mantém inabalável.R.

3 Quem subirá até o monte do Senhor,*
quem ficará em sua santa habitação?’
4a ‘Quem tem mãos puras e inocente coração,*
4b quem não dirige sua mente para o crime.R.

5 Sobre este desce a bênção do Senhor*
e a recompensa de seu Deus e Salvador’.
6 ‘É assim a geração dos que o procuram,*
e do Deus de Israel buscam a face’.R.

Evangelho – Lc 17,1-6
Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes
vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,1-6:
Naquele tempo:
1 Jesus disse a seus discípulos:
‘É inevitável que aconteçam escândalos.
Mas ai daquele que produz escândalos!
2 Seria melhor para ele
que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço
e o jogassem no mar,
do que escandalizar um desses pequeninos.
3 Prestai atenção:
se o teu irmão pecar, repreende-o.
Se ele se converter, perdoa-lhe.
4 Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia,
e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’,
tu deves perdoá-lo.’
5 Os apóstolos disseram ao Senhor:
‘Aumenta a nossa fé!’
6 O Senhor respondeu:
‘Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda,
poderíeis dizer a esta amoreira:
‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’,
e ela vos obedeceria.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia
Papa Francisco
Audiência geral de 29/05/2013 (trad.© copyright Libreria Editrice Vaticana, rev.)

Aumentar a nossa fé na Igreja

 

Hoje, gostaria de encetar algumas catequeses sobre o mistério da Igreja, mistério que todos nós vivemos e do qual fazemos parte. Gostaria de o fazer com expressões bem presentes nos textos do Concílio Ecumênico Vaticano II. Hoje, a primeira: a Igreja como família de Deus. A própria palavra «Igreja», do grego «ekklesia», significa «convocação»: Deus convoca-nos, impele-nos a sair do individualismo, da tendência de nos fecharmos em nós mesmos, e chama-nos a fazer parte da sua família. […]

Ainda hoje alguns dizem: «Cristo sim, a Igreja não». Como aqueles que dizem: «Creio em Deus, mas não nos sacerdotes». Mas é precisamente a Igreja que nos traz Cristo e que nos leva a Deus; a Igreja é a grande família dos filhos de Deus. Sem dúvida, ela também tem aspectos humanos; naqueles que a compõem, pastores e fiéis, existem defeitos, imperfeições e pecados; até o Papa os tem, e tem tantos! Mas é bom saber que, quando nos damos conta de que somos pecadores, encontramos a misericórdia de Deus, que perdoa sempre.

Não o esqueçais: Deus perdoa sempre e recebe-nos no seu amor de perdão e de misericórdia. Alguns dizem que o pecado é uma ofensa a Deus, mas é também uma oportunidade de humilhação, para nos darmos conta de que existe algo melhor: a misericórdia de Deus. Pensemos nisto. Interroguemo-nos hoje: amo a Igreja? Rezo por ela? Sinto-me parte da família da Igreja? O que faço para que ela seja uma comunidade na qual cada um se sinta acolhido e compreendido, sinta a misericórdia e o amor de Deus que renova a vida?

A fé é um dom e um ato que nos diz respeito pessoalmente, mas Deus chama-nos a vivermos juntos a nossa fé como família, como Igreja.

Neste mês de novembro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos nas seguinte intenção:
Universal: Ao serviço da paz
Para que a linguagem do coração e do diálogo prevaleça sempre sobre a linguagem das armas.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.