Ano da Fé – Carta de Dom José Negri aos padres, diáconos, lideranças, povo de Deus da Diocese de Blumenau

Tags

Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão de nossa alegria em Cristo, nosso Senhor”.

Irmãos e irmãs em Cristo,

O Santo Padre está convocando todos os fieis da Igreja Católica a viverem o Ano da Fé. Reconhecemos que a fé é um grande dom de Deus que recebemos, na hora do nosso Batismo, quando a graça de Deus nos transformou em verdadeiros filhos e filhas  de Deus.

No contexto histórico em que vivemos, se tornou um verdadeiro desafio viver e proclamar a nossa fé com alegria. Vivemos numa roda de tiroteio, onde percebemos que os nossos valores éticos, morais, são continuamente ameaçados pelo bombardeamento constante dos meios de comunicação, das falsas ideologias, do pulular de doutrinas que visam distorcer e até a acabar com a presença de Deus, do hedonismo propagado por uma cultura do consumismo e materialismo que reduz a pessoa a puro objeto de mercado.

Os primeiros cristãos foram para a igreja que estava nascendo como “o fermento na massa” e conseguiram, em meio a várias provações, dar testemunho da própria fé, às vezes, até derramando o próprio sangue.

Nós, Igreja de Blumenau, como poderemos responder a este apelo do Santo Padre? O que faremos para reavivar o dom da fé que recebemos no dia do nosso Batismo? Como poderemos ser “fermento” na massa da sociedade do nosso tempo em que Deus nos colocou?

Convido a todas e a todos para que comecem, desde já, uma reflexão sobre estas perguntas que serão também discutidas e aprofundadas durante a Assembleia Diocesana que ocorrerá no dia 20 de outubro, no auditório da Catedral em Blumenau. Enviem, através dos delegados da Assembleia, propostas concretas que possam ser realizadas no âmbito do Ano da fé em nível diocesano e paroquial.

Convido a todos os nossos católicos para participarem da Missa de abertura do Ano da fé que será celebrada na nossa Catedral, no dia 9 de outubro, terça feira, às 18h30. Acolheremos a imagem peregrina que vem do Santuário de Aparecida e, assim, Maria, que foi a “serva obediente na fé”, nos introduzirá no Ano da Fé.

Com o meu afeto e a minha bênção…

 

Dom José Negri, PIME
Bispo Diocesano de Blumenau

Leia também...