“Ai de vós, doutores da lei…” – Santo Isaac Siríaco (séc. VII)

Tags

 

 
Leituras Bíblicas


Dia 14 de outubro de 2009
Quarta feira da 28ª semana do Tempo Comum

 

Hoje comemora-se São Calixto, Papa, +222

Lc 11,42-46:

– Ai de vocês, fariseus! Pois dão para Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da arruda e de todas as verduras, mas não são justos com os outros e não amam a Deus. E são exatamente essas coisas que vocês devem fazer sem deixar de lado as outras.
– Ai de vocês, fariseus! Pois gostam demais dos lugares de honra nas sinagogas e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças.
– Ai de vocês! Pois são como sepulturas que não se vêem, sepulturas que as pessoas pisam sem perceber.
Então um mestre da Lei disse a Jesus:
– Mestre, falando assim, o senhor está nos ofendendo também.
Jesus respondeu:
– Ai de vocês também, mestres da Lei! Porque põem fardos tão pesados nas costas dos outros, que eles quase não podem agüentar. Mas vocês mesmos não ajudam, nem ao menos com um dedo, essas pessoas a carregar esses fardos.

Comentário do Evangelho:

Santo Isaac Siriaco (VII século), monge na região de Nínive (no atual Iraque) – Sentenças 117,118

“Ai de vós, doutores da lei, que sobrecarregais as pessoas com pesos insuportáveis"

Não despreze um pecador, pois todos somos culpados. Se, por amor de Deus, te levantas contra ele, chora primeiro por ele. Porque o desprezas? Despreze, sim, os seus pecados e reze por ele, para que sejas semelhante a Cristo, que não se irritou contra os pecadores, mas rezou por eles (Lc 22,23) … Porque, ó homem, desprezar o pecador? Será porque não foi justo contigo? Mas onde está a tua justiça, se não tens amor?
 
 

Leia também...