Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
A Diocese de Blumenau ao celebrar no dia 24 de junho o décimo sexto aniversário de criação da diocese, celebra também o primeiro aniversário do terceiro Bispo nomeado pelo Santo Padre o Papa Francisco.
Já podemos agradecer a Deus a caminhada deste ano. Estamos vivendo, proclamado para toda a Igreja, o ano Santo da Misericórdia dentro da caminhada que a Diocese vive: a Evangelização Missionária. E prosseguindo as ações propostas pela última Assembleia Diocesana, renovaremos a cada dia a fidelidade aos compromissos assumidos, unindo os esforços das comunidades, paróquias e comarcas. Neste tempo que nos é concedido até o fechamento da Porta Santa na Solenidade de Cristo Rei, procuremos viver “misericordiosos como o Pai”.
Queremos também, com esperança, lançar prospectivas de passos no caminho da evangelização em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e no Regional Sul IV (Santa Catarina), particularmente em suas urgências na ação evangelizadora: Igreja em estado permanente de missão, casa de iniciação à vida cristã, lugar de animação bíblica de toda a pastoral, comunidade de comunidades e à serviço da vida plena para todos.
É nosso desejo que todos entremos num profundo processo de participação ao revisarmos nosso Plano de Pastoral Diocesano, firmando as bases para uma ação comum, capaz de manifestar nossa missão evangelizadora em todas os âmbitos da caminhada diocesana. Neste caminho, acolhemos dois documentos que serão muito importantes para o dinamismo da ação evangelizadora. O primeiro é a Exortação Apostólica pós-sinodal “A Alegria do Amor”, do Papa Francisco, sobre o amor na família. O segundo é o documento aprovado pelos Bispos do Brasil em sua Assembleia anual em Aparecida, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”.
E sempre animados pelo espírito missionário que impulsionou nosso Padroeiro São Paulo Apóstolo, possamos planejar as ações para um futuro aberto aos novos desafios que se apresentam. Que Nossa Senhora, Estrela da Evangelização, nos acompanhe em seu amor maternal. E invoco a Bênção de Deus para toda a nossa Diocese de Blumenau.