Bento XVI recebe primeiro grupo de bispos brasileiros em visita ad limina

“Como sucessor de Pedro e pastor universal, posso assegurar-vos que o meu coração vive dia a dia as vossas inquietudes e canseiras apostólicas, não cessando de lembrar junto de Deus os desafios que enfrentais no crescimento das vossas comunidades diocesanas”. Com estas palavras o papa Bento XVI dirigiu-se aos bispos brasileiros dos Regionais Oeste 1 e 2 da CNBB (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), recebidos em audiência na manhã de hoje  em visita ad limina.
 Este é o primeiro grupo de bispos brasileiros a fazer a visita ad limina. Até o final de 2010, todos os bispos do Brasil farão esta visita. O agendamento das visitas é feito segundo os 17 regionais da CNBB.

Durante o encontro, Bento XVI falou aos bispos sobre a geração de novos pastores. “Embora seja Deus o único capaz de semear no coração humano a chamada para o serviço pastoral do seu povo, todos os membros da Igreja se deveriam interrogar sobre a urgência desta causa e o empenho concreto com que a vivem”, advertiu o papa.

O arcebispo de Campo Grande (MS), dom Vitorio Pavanello, ao saudar o papa em nome do grupo destacou o diálogo ecumênico com as “seitas evangélicas” como um desafio. Ele lembrou que a política indigenista tem sido causa de sofrimento dos bispos, sobretudo no Mato Grosso do Sul, “onde a maioria dos índios Guaranis e Kadiweus estão sendo sempre mais encurralados em pequenas áreas, dificultando a expansão, a expressão da sua cultura e da sua própria sobrevivência”.

* Com informações da Rádio Vaticano

Site da CNBB, 07 de setembro de 2009

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.