A Diocese de San Marino – Montefeltro, vai receber neste domingo dia 19 a visita de Bento XVI. A permanência do Santo Padre na República mais antiga da Europa, e depois em Pennabilli, sede episcopal da diocese, localizada na província de Rimini – centro da Itália – será intenso de encontros.
O ponto alto da visita será a missa que o Papa presidirá, às 10h00, hora local , no estádio de Serravalle.
(Os ouvintes da Rádio Vaticano do continente africano poderão seguir a celebração em reportagem directa com comentários em português na frequência de 17.525 kHz; e em internet Player – Vídeo Live)
Na parte da tarde o encontro com as instituições do estado de San Marino, com o corpo diplomático, e a visita à Basílica de San Marino . Finalmente a transferência a Pennabilli, onde terá lugar aquele que será, talvez, o momento mais emocionante desta breve, mas intensa visita: o encontro com os jovens.
São palpáveis o entusiasmo e a alegria da comunidade de San Marino, traduzidos em s números: 22 mil fiéis participarão nas celebrações, 4 mil jovens pediram aos organizadores para tomar parte no encontro com o Papa, em Pennabilli.
"Um em cada tres habitantes quer ver o Pontífice", disse o Bispo de San Marino-Montefletro, Dom Luigi Negri, que fala de um evento principalmente de fé, "sinal evidente que os povos da Diocese e da República, no seu conjunto, e não só os cristãos, sentem "a importância desta visita".
No que diz respeito à celebração da missa, serão mais de 30 concelebrantes, dentre os quais os bispos da região italiana da Emilia-Romana, e alguns da região das Marcas, das dioceses mais próximas.
San Marino-Montefeltro é uma Diocese única no seu gênero : estende-se por dois Estados: San Marino e Itália; conta 81 paróquias, das quais 38 na região das Marcas, 31 na Emilia-Romana e 12 na República de San Marino.
A República de San Marino, é a mais antiga república européia, proclamada em 1866. Ocupa uma região encravada entre as províncias de Emilia-Romana e Marcas, no centro da Itália.
A secretária para as Relações Exteriores de San Marino, Antonella Mularoni, e o ministro das Finanças, Pasquale Valentini, comentaram que a visita do Pontífice à diocese é um evento “que favorece a reflexão sobre o valor da identidade do país”.
Cerca de 200 jornalistas do mundo inteiro estão credenciados para acompanhar a visita de Bento XVI.
Rádio Vaticano, 18/06/2011