Em solene celebração eucarística, na Catedral São Paulo Apóstolo, Blumenau, no dia 25 de janeiro, Dom João Francisco Salm, nomeado pelo Papa Francisco, assumiu a administração apostólica da Diocese de Blumenau. Todas as forças vivas da Diocese acolhem Dom Salm com imensa alegria e dispostos a trabalhar em sintonia com o novo e temporário pastor. Assim, podemos dizer que, no momento presente, nada nos falta. A Igreja, através do Papa Francisco, manifesta-se como mãe solícita e atenta ao bem espiritual de todos os seus filhos e filhas, especialmente diocesanos e diocesanas da Diocese de Blumenau. Dessas forma, somos imensamente agradecidos ao Papa Francisco!
Continua, todavia, nossa constante oração para que, em breve, seja nomeado o bispo Diocesano para a Diocese de Blumenau, o que, conforme o Administrador Apostólico, deve ocorrer no próximo mês de agosto ou setembro. A incerteza, no entanto, prevalece, pelo menos por enquanto.
Destacou Dom Salm o seu desejo de trabalhar junto com os padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas. Ele conta, especialmente com a colaboração mais próxima do Conselho de Consultores da Diocese. Também porque continua desempenhando a missão de bispo diocesano de Tubarão.
Na mesma celebração, foi acolhida calorosamente a imagem-réplica de Nossa Senhora Aparecida, trazida diretamente do Santuário Nacional, em Aparecida, SP. A nossa Mãe e Padroeira estará presente às paróquias e comunidades da Diocese neste ano, em que comemoramos o 15º aniversário de crianção da Diocese.
Ao final da mesma missa, a venerada imagem, com a relíquia de São João Paulo II foram trasladadas para Navegantes, a paróquia que, por primeiro, receberá a especialíssima visita.