«Bem-aventurados vós, que agora chorais» – Beato Charles de Foucauld (1858-1916) eremita e missionário no Saara Meditações sobre as passagens dos santos evangelhos relativos às quinze virtudes, Nazaré, 1897-98; n.°15

No dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava ´publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do seu predecessor o Papa Bento XV. (…) Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o mesmo Mês Missionário Extraordinário o tema Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.

 

4ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum – 11 de Setembro de 2019 – Ofício do dia de semana e Missa à escolha. – Cor: Verde

Evangelho – Lc 6,20-26
Bem-aventurados vós, os pobres.
Mas, ai de vós, ricos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,20-26:

Naquele tempo:
20 Jesus levantando os olhos para os seus discípulos, disse:
‘Bem-aventurados vós, os pobres,
porque vosso é o Reino de Deus!
21 Bem-aventurados, vós que agora tendes fome,
porque sereis saciados!
Bem-aventurados vós, que agora chorais,
porque havereis de rir!
22 Bem-aventurados, sereis quando os homens vos odiarem,
vos expulsarem, vos insultarem
e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!
23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai
pois será grande a vossa recompensa no céu;
porque era assim
que os antepassados deles tratavam os profetas.
24 Mas, ai de vós, ricos,
porque já tendes vossa consolação!
25 Ai de vós, que agora tendes fartura,
porque passareis fome!
Ai de vós, que agora rides,
porque tereis luto e lágrimas!
26 Ai de vós quando todos vos elogiam!
Era assim que os antepassados deles
tratavam os falsos profetas.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

Beato Charles de Foucauld (1858-1916)
eremita e missionário no Saara
Meditações sobre as passagens dos santos evangelhos relativos às quinze virtudes, Nazaré, 1897-98; n.°15

«Bem-aventurados vós, que agora chorais»

Tenhamos esperança, tenhamos esperança, todos nós que choramos, que derramamos lágrimas inocentes; tenhamos esperança se chorarmos as dores do nosso corpo ou da nossa alma: elas servem-nos de purgatório, Deus serve-Se delas para […] nos fazer elevar os olhos para Ele, para nos purificar e nos santificar.

Tenhamos ainda mais esperança se chorarmos as dores dos outros, pois essa caridade é-nos inspirada por Deus e agrada-Lhe; tenhamos ainda mais esperança se chorarmos os nossos pecados, pois essa compunção é-nos colocada na alma pelo próprio Deus. E tenhamos ainda mais esperança se chorarmos com o coração puro pelos pecados dos outros, pois esse amor da glória de Deus e da santificação das almas é-nos inspirado por Deus e é uma grande graça.

Tenhamos esperança se chorarmos com o desejo de ver a Deus e com a dor de estarmos separados dele; pois esse desejo amoroso é obra de Deus em nós. Tenhamos ainda mais esperança se chorarmos simplesmente porque amamos, sem nada desejar nem temer, querendo plenamente tudo o que Deus quer e querendo apenas isso, felizes com a sua glória, sofrendo com os seus sofrimentos passados, chorando, ora de compaixão à lembrança da sua Paixão, ora de alegria ao pensar na sua Ascensão e na sua glória, ora simplesmente com a emoção de morrermos de amor por Ele!

Ó dulcíssimo Jesus, fazei-me chorar por todas estas razões; fazei-me chorar todas as lágrimas que o amor faz derramar em Vós, por Vós e para Vós. Ámen.

Neste mês de setembro, como Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Universal: Para que os políticos, os cientistas e os economistas trabalhem juntos pela proteção dos mares e dos oceanos.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.