A Coordenadora da Pastoral Catequética da Diocese de Blumenau, Ir. Carmelita Tenfen, SMMP, em seu perfil no Facebook, noticiou belo encontro de famílias dos catequizandos da Comunidade Paroquial São Ludgero, Pomerode, ocorrido no último dia 08 de julho. Trata-se do envolvimento da família no processo de iniciação à vida cristã/católica das crianças e adolescentes. Atitude muito lógica na evangelização, pois a participação dos pais, irmãos, familiares, no aprendizado da fé dos pequenos torna-se indispensável. Deus, com certeza, tem seus caminhos de graça para todas as pessoas, famílias, independentemente da sua realidade. O papa e os bispos católicos, no entanto, acentuam que a família é a igreja doméstica, na qual se descobre, se vive e se ensina o caminho de Jesus.
Na verdade, o envolvimento da família é um dos eixos do novo método evangelizador. “Itinerário de Iniciação à Vida Cristã com as Famílias” é o título de um livro-roteiro elaborado pela mesma Ir. Carmelita e auxiliares, destinado a favorecer essa caminhada. Assim, os catequizandos vão percorrendo as diversas etapas do processo catequético com esse acompanhamento consciente, amoroso, dos pais, irmãos, avôs, tios. Vê-se, consequentemente, a Primeira Eucaristia da criança, do adolescente, valorizada. Os crismandos tem o apoio de quem mais lhes deseja o melhor em suas vidas.
Contudo, na nova perspectiva, não se concebe a catequese somente como preparação a uma única etapa da vida. Entende-se que abrange a existência toda de uma pessoa. Nem mesmo seu início restringe-se ao início dos encontros de preparação à Eucaristia. O seio materno, diríamos, é o primeiro espaço sagrado de encontro com Jesus. A simbiose entre o filho, a mãe e o pai vão tornando comuns experiências de alegrias e também de dores, quiçá, estas em superação. Nítido exemplo disso encontramos nos evangelhos, quando Maria visita Isabel que estava gravida de João Batista. O menino, literalmente, pulou de alegria no seio materno no momento do feliz abraço entre as primas.
Canta o salmista: “Que alegria, quando ouvi que me disseram:‘ ‘Vamos à casa do Senhor’” [Sl 122(121),1]! O itinerário de iniciação à vida cristã deseja proporcionar esta mesma alegria a todos os seres humanos, principalmente àqueles que se encontram sob os nossos cuidados. Alegria, esta, não restrita ao templo, mas ao coração da pessoa, inserida numa comunidade de fé, num mundo desafiador à sua missão.
Pe. Raul Kestring
Blumenau, 14 de julho de 2021