Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
O Mês Missionário Extraordinário foi convocado pelo Papa Francisco, com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, “para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja e despertar a consciência da missão além fronteiras, retomando com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. O tema sublinha que o envio para a missão é um chamado inerente ao Batismo e diz respeito a todos os batizados. A dimensão missionária do nosso Batismo traduz-se, assim, em testemunho de santidade que dá vida e beleza ao mundo.
Trata-se de “pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, porque sem alegria não se atrai ninguém” (Papa Francisco). É um apelo a destacar a centralidade da pessoa e missão de Jesus Cristo. A missão nasce do encontro com Jesus que dá novo horizonte à vida (DAp 29). Somos convidados a confirmar a nossa identidade batismal como encontro pessoal com Jesus Cristo vivo: Ele envia-nos para sermos suas testemunhas no mundo. Anunciando Jesus Cristo na Palavra e nos Sacramentos, a missão da Igreja responde à sede de vida autêntica e de sentido presente no coração de cada mulher e de cada homem. A finalidade espiritual, pastoral e teológica deste Mês Missionário Extraordinário consiste em reconhecermos, vivermos e convencermo- -nos de que a missão é e deve tornar-se cada vez mais o modelo da vida e da obra de toda a Igreja e, portanto, de cada cristão. Convertendo os nossos corações e as nossas mentes de discípulos missionários, o Espírito impele-nos a sair para o mundo a fim de anunciar Cristo crucificado e ressuscitado. O compromisso com a conversão pessoal, comunitária e pastoral a Jesus Cristo crucificado, ressuscitado e vivo em sua Igreja, renovará o ardor e paixão por testemunhar ao mundo o Evangelho da vida e da alegria pascal (Lc 24, 46-49).
A oração, a reflexão e a ação serão a tríade da vivência do Mês Missionário Extraordinário. Esperamos que todas as comunidades, com verdadeiro empenho e ardor missionário, vivam este tempo de graça como renovação pastoral e espiritual em todos os âmbitos e envolvendo o maior número de pessoas. Que todos possam fazer a experiência do amor de Deus em suas vidas e se tornem também eles anunciadores da Vida plena que o Senhor deseja. Estejamos em “estado permanente de missão”, anunciando o Evangelho, acolhendo e enviando, constituindo- nos todos como “Igreja em saída”, discípulos missionários de Jesus Cristo. Viva a Missão!