Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
Há 48 anos a Igreja no Brasil comemora o Mês da Bíblia. Neste sentido, a CNBB, dando continuidade ao ciclo do tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” propôs para o Mês da Bíblia de 2019 o estudo da Primeira Carta de São João, com destaque para o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19). Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961, pelo Papa São João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais.
Bendita Palavra, Verbo Divino que se fez carne (Jo 1,14), que nos dá vida em abundância, e nos ensina a viver como irmãos e irmãs. Bendita Palavra de todos os dias, alimento divino para o caminho do seguimento de Jesus.
Bendita Palavra, presente em nossos encontros pastorais, na leitura orante que nos coloca no coração do Senhor, para escutar Sua voz e deixar-nos impregnar pela Sua Vontade.
Bendita Palavra que ilumina nossas decisões, dia a dia, encaminhando nossos corações para o discernimento para o que mais nos aproxima da fonte viva do Amor. Bendita Palavra que é Casa da Iniciação à Vida Cristã, no encontro com Jesus Cristo, Amor que nos envolve e alegra a vida, caminho de salvação, fonte de esperança.
Bendita Palavra que anima a Vida e a Pastoral, que orienta as comunidades eclesiais missionárias numa “Igreja em saída”, acolhedora e comunicadora da Verdade e da Paz.
Bendita Palavra, feita caridade derramada nas ações silenciosas de quantos se dedicam a resgatar vidas, promover a dignidade e acompanhar os momentos dolorosos da vida.
Bendita Palavra que suscita missionários, evangelizadores ardorosos e cheios do Espírito de Jesus de Nazaré, que partem em missão, anunciando as maravilhas do Senhor e comunicando a “alegria do Evangelho”.
Bendita Palavra que é acolhida, lida, meditada, rezada e contemplada nos numerosos Grupos de Famílias, como “Igreja que se reúne nas casas”, realizando a comunhão e a partilha, a proximidade e o cuidado pelo outro, a solidariedade e a fraternidade que brotam do mistério do Senhor vivo e presente quando se leem as Escrituras.
Bendita Palavra, luz no nosso caminho, garantia de realização e felicidade. Neste mês de setembro, demos graças ao nosso Bom Deus por este Dom inestimável que nos acompanha e forma como discípulos missionários, fortalece a vida e a missão, e nos abre ao diálogo com o mundo urbano, lugar da presença de Deus e da contemplação das maravilhas da Criação.